Em toda sua diversificação humana e geográfica, o Estado de São Paulo é de um enorme desafio aos gestores públicos que se dedicam a melhorar a qualidade de vida de sua população. Somos mais de 42 milhões de habitantes; metade de nós concentrados na Grande São Paulo, a outra metade distribuída por municípios com os mais variados perfis, sendo que mais de 500 têm até 50 mil habitantes. E todos, sem exceção, têm os mesmos direitos à inclusão cultural plena.
A descentralização do acesso à cultura é a principal missão designada pelo Governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A pasta tem se dedicado com afinco a encontrar novas formas de oferecer a todas as regiões paulistas oportunidades de vivenciar a arte e a cultura em todos os seus aspectos e com a mesma qualidade existente nos grandes centros urbanos. Pois o Governo enxerga o contato com a produção artística muito mais do que uma oportunidade de lazer. Trata-se de um caminho para construção de uma sociedade mais autônoma e solidária com a diversidade humana.
Um dos programas com este foco vem conseguindo excelentes resultados e inicia o ano de 2014 com a marca de 102 municípios atendidos. Trata-se do Circuito Cultural Paulista, hoje um dos maiores programas de circulação de espetáculos do País. Ao longo deste ano, o programa realizará mais de 840 apresentações gratuitas em municípios do interior e litoral, contemplando todas as linguagens artísticas.
Ao lado de espetáculos de vanguarda, o Circuito leva ao interior os artistas consagrados, a exemplo das atrizes Fernanda Montenegro e Lucélia Santos, dos cantores Jair Rodrigues e Tom Zé, entre tantos outros que já seguiram em turnê pelo interior a convite do programa.
A realização em temporadas regulares, que vão de março a novembro, sempre com um espetáculo por mês em cada cidade participante, promove a inserção do programa ao cotidiano cultural da população, valorizando os espaços municipais de espetáculos - teatros e centros culturais –, ao mesmo tempo incentivando a formação de plateias.
Há outro aspecto importante a ser mencionado: o programa ajuda a abrir o mercado do interior paulista para artistas de diferentes regiões do Brasil, o que possibilita a profissionalização de grupos em início de carreira, além da circulação de grandes nomes da cultura brasileira por cidades do interior e litoral.
Mais de 1 milhão de pessoas já foram atendidas pelo Circuito Cultural Paulista desde sua criação, em 2007, em mais de 3.500 espetáculos apresentados gratuitamente. A temporada 2014 promete aumentar estas estatísticas e ampliar resultados que os números não conseguem medir: a transformação pessoal e social que a cultura promove por onde passa.