*Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp
Vivemos uma época sui generis na nossa história. Depois de algumas décadas, na qual o emprego era uma das maiores preocupações da população, muitas empresas reclamam que possuem vagas, mas o difícil é encontrar quem as ocupe. Um problema real vivido pelos especialistas de Recursos Humanos, que é a falta de mão de obra qualificada. Esse gargalo poderia ser atenuado se a qualidade da educação tivesse acompanhado a evolução técnica e de processos do mercado de trabalho. Mas não é isso que se vê nas avaliações internacionais, com os resultados pífios obtidos pelos alunos brasileiros, principalmente nas áreas de ciências e matemática.
A formação profissional, que pode se dar no ensino técnico e tecnológico ou também por meio do estágio e aprendizagem, é uma das saídas para melhorar, com rapidez, a qualificação dos jovens que entram em contato pela primeira vez com o mercado de trabalho, mas sem o devido preparo. O CIEE, com 50 anos de experiência na inclusão de jovens no mercado de trabalho, tem sua história ligada à formação dos jovens, principalmente aqueles de áreas de vulnerabilidade social, onde, geralmente, o ensino é ainda mais renegado. Nesta semana, nos dias 25, 26 e 27 de abril, a instituição promove a 17.ª edição da Expo CIEE – Feira do Estudante 2014, com o objetivo de fortalecer a compreensão dos jovens para a necessidade de melhorar sua formação teórica e prática. Aquele que realizar um estágio ou uma etapa de aprendizagem estará enriquecendo o currículo e ganhará posições em processo seletivos futuros.
Além de oferecer 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem, a feira trará cem palestras com especialistas em carreiras, educação, mercado de trabalho, que serão muito úteis para situar os jovens dentro da dinâmica atual do mercado de trabalho. As oficinas presenciais e os estandes de instituições de ensino e cursos extracurriculares, também podem facilitar à escolha da carreira e a busca pela qualificação. Mais de cem mil estudantes já se inscreveram para participar do evento gratuito que ocorre no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera.