Onde é hoje o prédio da Fundação Educacional, na rua Pernambuco, funcionou no passado a Escola Normal e Ginásio Estadual, predecessores do Manuel Lobo. Na esquina, havia o Centro de Puericultura, administrado na época pelo médico Dr. Martiniano Salgado. Para ali as mães levavam suas crianças e eram atendidas por uma equipe formidável.
Dr. Salgado era um ser humano muito alegre e inteligente. Durante muitos anos escreveu no Oeste Paulista e, parece-me, na Vanguarda. No final do artigo reproduzo alguns de seus versos.
Mas por que estou lembrando do Dr. Salgado? Simplesmente porque nesta sexta-feira fui convidado pela Dra. Lara para a comemoração dezessete anos da UTI Neonatal, da Santa Casa. Que bom seria se o homem do cachimbo, o Dr. Salgado, pudesse ver esse cantinho importante e iluminado de nosso hospital. Teria feito versos lindos.
Dra. Lara disse aos presentes que estava cuidando de um nenezinho nascido com 24 semanas e convidou alguns para conhecer o espaço. Nesse momento fui embora, pois, com certeza, a emoção iria me invadir. Penso que o Deputado Dado, que ali estava, “tremeu nas bases” por ver tanto carinho e dedicação da equipe.
Infelizmente, o número de leitos não é tão grande assim, porém, é uma dádiva que Votuporanga possua os que existem. Os paizinhos cujos filhinhos saíram dali com sucesso e com vida são, sem dúvida, os que sabem avaliar. Positivamente comovente mesmo. Parabéns para a Dra. Lara e sua equipe.
É isso aí meus amigos, nossa cidade agora classificada em sexto lugar no contexto nacional, como uma cidade boa para se viver, precisa continuar se esforçando para manter a unidade. Fora outras realidades, apenas essa classificação já indica que estamos no caminho certo. Assim, e como já escrevi por aqui, sejamos inteligentes para, como diria o caboclo: “não perdermos o ganhado”.
Mas, e o Dr. Salgado com seus versinhos alegres e picantes? Que pena, não está mais entre nós. Escrevia com o pseudônimo Lanterna a coluna Luz e Sombra. Mesmo jovem, e não fazendo parte da turma dele, eu o respeitava muito.Foi nosso professor no ginásio e, importante e me orgulha, era primo de minha mãe. Mas vejam estes versos, em momento interessante da cidade (anos 60):
Luz e Sombra – Oficio n° 1 – Sr. D.S. Viana Filho – DD. Diretor do Oeste Paulista: “Esta fonte de luz, resolve,_Por medida de economia_E, para que ninguém estorve_Suspender as quadras que escrevia...///Não podendo perder mais fosfato,_A lanterna ficara apagada._ Si escreve a verdade, “paga o pato”_ -E isto não refresca nada...///Peço-lhe a devolução do clichê,_ Que acompanhava minha lanternada,_ Perdero meu tempo por que?_ Só para o leitor dar risada?///Senhores não mais vai acontecer!_Afirmo a bem da verdade,_ Si criticando costumava escrever,_É porque queria bem esta cidade.../// Que o executivo fique sossegado,_Administrando como bem entender,_ Mas não diga que o munícipe Martiniano Salgado ,_Impediu Votuporanga de crescer”.
Dr. Salgado preferiu sair de campo por uns tempos, para ajudar manter a cidade pacificada. Foi com pessoas assim que chegamos ao sexto. Continuemos.