Jéssica Gianini Magri, 17 anos.
E. E Prof.ª Enny Tereza Longo Fracaro - 3º ano do ensino médio A.
Um dia a gente acorda e só então se dá conta de como o tempo passou depressa. Ansiamos tanto pelo futuro, que deixamos de viver o presente e só nos resta a nostalgia. A juventude, quase sempre vivida às pressas, é ignorada por muitos. Não sabem de que abdicam! Abrem mão da melhor fase de suas vidas. A fase da intensidade, dos sonhos, dos planos, das descobertas, da luta por ideais...
Mas o que seria de nós sem ensinamento? Qual seria a base para o planejamento e a realização de nossos sonhos? Quem é responsável por nos mostrar ideais e convicções, e nos apresentar caminhos a trilhar? Eu respondo: os professores.
Para que o magistério seja exercido de forma plena e bem sucedida, é necessário bem mais que escolha. É preciso vocação, amor pelo que se faz, vontade de repassar o conhecimento outrora adquirido. É sempre estar disposto a ensinar e também a aprender. É nunca perder a esperança na educação, mesmo diante de tantos problemas, é sempre crer num mundo melhor.
Ser professor é plantar uma semente e cuidá-la para que ela germine. É incentivar a busca por conhecimento, despertar a curiosidade.
Mas não é “só” isso. Ser professor é ser amigo, companheiro, sempre que preciso. É ser mestre sem deixar de ser aprendiz. É esperar que a “criatura” evolua mais que o “criador” e ficar feliz, como se fosse sua aquela conquista.
A arte de ser professor e lecionar, é como um pai que ensina seu filho a andar de bicicleta. A princípio, lhe apoiar. Depois, o segurar até que ele adquira equilíbrio e confiança, e aos poucos, à medida de sua evolução soltá-lo, até que o mesmo já se equilibre sozinho. Porém, sempre se manter ao lado, para segurá-lo, caso esteja prestes a cair.
Bem, à vocês, meus queridos professores, só tenho a agradecer. Ainda que o tempo passe, que eu envelheça, que as coisas mudem e que eu trace uma nova rota, me lembrarei sempre de cada um de vocês. De cada palavra de afeto, cada bronca necessária e cada ensinamento.
Vocês compõem um capítulo da minha história, que há pouco começou a ser escrita. Não sei quando ela chegará ao final, nem se será breve, mas estou certa de que com o conhecimento à mim passado, a estrada será mais bonita e cada curva possuirá mais flores. Ainda que o caminho seja longo, estou certa de que será mais lépido.
15 de outubro - Dia dos Professores