Jociene Ferreira é jornalista, doutora em Educação e professora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais)
Discutir o design de notícias no impresso torna-se importante nos dias de hoje já que tais conceitos provocam transformações na práxis jornalística, ou seja, no fazer e pensar o jornalismo, servindo como um aliado para chamar a atenção de seus leitores. A informática e seus aplicativos voltados à programação gráfica conduzem a uma redefinição do desenho dos jornais e das revistas. Assim, “o design gráfico revisa sua identidade com o intuito de estabelecer novos paradigmas”, afirma Gruszynski (2001, p.30).
Contudo, é importante que se pense no projeto gráfico aliado à identidade do veículo, e neste sentido, o bom senso do design de notícias e conhecer a política editorial do jornal ao qual faz a diagramação faz toda a diferença. Carnicel (1999) acredita ser possível desenvolver um design de notícias dinâmico, agradável e moderno sem prejudicar a personalidade de determinado jornal.
Ao construir as páginas do impresso, seja a capa ou as folhas internas, é necessário que o projeto siga um padrão intrínseco ao veículo.
Dentro desta perspectiva, o design de notícias assume, então, o papel de mediação entre a informação jornalística e o leitor. Portanto, ao pensar a organização da página, deve-se saber como dizer, levando-se em consideração o perfil, inclusive, do caderno que se propõe a diagramar. Cauduro(1998, p.81) acredita que a programação visual só é eficiente quando combina “na devida proporção técnica, emoção e razão[...] para representar tanto as intenções de autores quanto os desejos dos leitores”. O conteúdo e o desenho da página devemser complementares, ao invés de um sobrepor-se ao outro, de modo que um ligado ao outro, torna-se um só, com total harmonia e unidade.
Essa mediação é influenciada pela escolha dos diversos componentes gráficos que estão à disposição do diagramador e comporão a página. O design, segundo Gruszynski(2001, p.54), [...] visa obter determinadas respostas e efeitos do público a que se dirige. Entretanto, ao buscar certas reações de sua audiência, o design utiliza diferentes recursos e estratégias, transmitindo por uma infinidade de possibilidades de articulação das mensagens em seus aspectos visuais.
É assim “que o design gráfico se especializa e passa a atuar num universo de códigos e práticas próprias” (Pivetti, 2006, p. 14), já que é a partir dele que se direciona todo o fluxo da informação e diagramação seguindo o perfil do veículo e leitor desejado.
Portanto, o espaço gráfico da publicação evidencia a relação forma e conteúdo, já que as decisões de ordem editorial também são balizadas por diversos parâmetros que se relacionam ao modelo final do objeto impresso.