Quando o coração é doce, o mal não o suporta. As pessoas que têm a alma cheia de graça são especiais, parecem mais àquela fada madrinha que em tudo que toca uma luz se acende. Eu conheço gente assim. Gente que nunca permitiu espaço em suas vidas para que o mal destruísse o bem. São santas por natureza. São pessoas preocupadas com a vida e o bem estar dos outros que, muitas vezes, lhes são absolutamente estranhos.
Claro que obstáculos existem, caminhos sem obstáculos não levam a lugar nenhum. Numa aula de catecismo, uma orientadora religiosa contou uma história interessante a seus pequenos aprendizes, que faço questão de reproduzi-la.
Certa vez, perguntaram para um sábio: - Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água? O sábio sorriu e contou uma história...
Havia um sujeito que viveu a vida toda fiel às palavras de Deus. Quando morreu, todo mundo tinha certeza que ele iria para o céu. Um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu era importante para aquele homem, mas houve um erro em sua chegada ao céu. O homem que o recebeu, deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista dos que chegariam, lhe orientou para ir ao Inferno. E, no Inferno, você sabe como é, ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e por lá permaneceu. Alguns dias depois, o chefe desse lugar horrível chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com a pessoa que lhe havia enviado o recém-chegado.
- Isto é injusto! Nunca imaginei que fossem capazes de uma baixaria como essa. Isso que vocês fizeram não é justo! Sem saber o motivo de tanta raiva, o homem da recepção perguntou surpreso, do que se tratava. O maldoso, transtornado, desabafou: - Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá. Chegou dando ouvido às pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se respeitando. O Inferno está insuportável, parece o Paraíso! E, então, o homem do Paraíso fez um apelo: - Por favor, pegue aquele sujeito e traga-o para cá. Quando o sábio terminou de contar esta história olhou para todos que o ouviam, carinhosamente, e disse: - Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno, o chefe de lá lhe trará de volta ao Paraíso. Nós não conseguimos nos livrar de todos os problemas sempre, porque problemas acabam fazendo parte de nossas vidas, mas eles não poderão nunca nos transformar numa pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo e, às vezes, a escolha nos será muito limitada. Sua vida está no melhor dos momentos e, de repente, você pode descobrir que uma pessoa amada está em dificuldade; que o seu trabalho não está sendo prazeroso; que a política econômica do governo mudou para pior; isso traz infinitas possibilidades de problemas. As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira de como enfrentá-las. Use sua sabedoria, seu bom senso, no final, você verá que os problemas não eram tão grandes que você não seria capaz de superá-los. Acredite sempre. Dá para vencer os obstáculos quando estamos determinados que eles sejam vencidos.