A notícia de que o Governo de São Paulo investirá, a partir do segundo semestre de 2015, cerca de R$ 395 milhões em melhorias nas rodovias Feliciano Sales Cunha e Péricles Bellini é um reconhecimento à importância estratégica dessas duas estradas que cortam a região Noroeste do Estado.
Essa conquista se deve à persistência das forças politicas regionais e à receptividade do governador Geraldo Alckmin quando o assunto é segurança viária.
No começo de meu mandato tive a oportunidade de enviar relatório ao governador, enumerando problemas e solicitando uma atenção especial para com nossas principais estradas.
A princípio tivemos a retomada da duplicação da Euclides da Cunha, concluída em toda a sua extensão, sem instalação de praça de pedágio. Tivemos também intervenções em outras rodovias, totalizando 24 obras, com investimentos de R$ 1 bilhão em 386 km de vias regionais.
Mas faltava uma rodovia, em especial, a Feliciano Sales Cunha, cujo fluxo diário de veículos vai de 2,7 mil no trecho entre Ilha Solteira e Pereira Barreto a mais de 9,1 mil entre Mirassol e Monte Aprazível. Inicialmente o governo do Estado liberou obras pontuais em trevos, mas faltava um projeto completo para fluir o tráfego e dar mais segurança aos precários cruzamentos em nível.
Por isso foi com alegria que vimos o anúncio feito em Nhandeara pelo secretário Estadual de Transportes e Logística, Clodoaldo Pelissioni, de que já em agosto de 2015 devem começar as obras de terceiras faixas e duplicação de trevos em todo o trecho compreendido entre Mirassol e Pereira Barreto, eliminando todos os cruzamentos em nível e ampliando a largura dos acostamentos para três metros, o que permite a parada segura de caminhões de grande porte, em caso de emergência.
A melhoria das nossas estradas é uma luta de todos: líderes comunitários, vereadores, prefeitos e deputados. A propósito, cito aqui dois deputados estaduais que trabalham sem tréguas pela segurança viária: Carlão Pignatari e Itamar Borges. Felizmente, o governo Geraldo Alckmin tem atendido aos pleitos com espírito republicano e sem olhar cor partidária.
Todos nós esperamos que as melhorias ajudem a baixar o número de acidentes na Feliciano, que foi, por muito tempo, uma estrada esquecida.
Chamo a atenção para um novo cenário da região Noroeste em um curto tempo: com a Euclides da Cunha inteiramente duplicada, a Feliciano Sales Cunha modernizada, a SP-461 entre Cardoso e Birigui inteiramente restaurada, a Assis Chateaubriand duplicada em parte e recuperada entre Rio Preto e Barretos, teremos uma malha rodoviária regional de excelência. E sem pedágios.
Mas a região precisa mais. Já formalizei pedidos de mais uma faixa de tráfego em cada sentido da Washington Luís, entre Rio Preto e Mirassol; asfaltamento da vicinal Mirassol a Mirassolândia; asfaltamento do acesso da SP-310 ao Recanto de Alá (Mirassol); recuperação das nossas estradas vicinais e dos acessos às cidades da região.
Não é muito, o governador sabe disso e certamente atenderá.