Jesus Silva Melo foi Superintendente da SAEV; engenheiro civil pioneiro em Votuporanga e responsável por projetos técnicos de dezenas de edificações que marcaram o desenvolvimento de Votuporanga
Na edição desse Jornal, da 4ª feira, 10 de novembro de 2014, chamou-me a atenção o artigo do deputado federal EDINHO ARAUJO, denominado “A vez da rodovia Feliciano”. O articulista relatou diversos aspectos das rodovias de nossa região e focou sua atenção para as mesmas e solicitando mais investimentos do governo estadual para o setor.
Sim, é o que necessitamos, não somente para Votuporanga, mas também para todo o noroeste paulista.
Conhecer o Estado de São Paulo e atualizar as suas principais prioridades, torna-se necessário conhecer um pouco de sua história. O nosso estado é o mais desenvolvido do país, não somente pelos fatos históricos, mas também buscando uma causa essencial, que nos foi dado pela Divina Providência. É ela: um rio, que nasce quase junto ao mar, mas que se dirige ao interior, no sentido leste/oeste, criando uma via de penetração no sentido capital/interior.É o rio Tietê. Em seguida, tivemos a felicidade de ter antecessores, com sangue correndo nas veias com espírito de desbravar, conquistar, ampliar nossas fronteiras, levando a civilização e progresso a todo interior, e assim o fizeram, pelo Rio Tietê, e, também, seguiram em frente, ampliando as fronteiras de todo país. São nossos antecessores, os bandeirantes.
Tivemos, depois, no início do século XX, o desafio de levar as riquezas produzidas em nosso interior, principalmente o café, para o porto de Santos. Nasceram as ferrovias, construídas pelo espírito progressista e desbravador de muitos empresários paulistas.Surgindo as ferrovias: Santos/Jundiaí, Cia. Sorocabana, Cia. Paulista, Cia. Mogiana, Noroeste e Araraquarense. Todas seguiam direções radiais, partindo do centro dessas radiais, a Cidade de São Paulo, atingindo os limites de nosso estado com os outros estados da federação.
O espírito bandeirante/desbravador continuou com o projeto das rodovias do Estado de São Paulo: as radiais e as transversais. As rodovias radiais têm mais ou menos, as mesmas diretrizes das linhas férreas, como: Castelo Branco, Bandeirantes, Anhanguera, Marechal Rondon, complementadas por vias em nossa região como Washington Luiz e Euclides da Cunha. As radiais ligam todo o interior à capital do nosso Estado, e a relação entre as principais cidades e as rodovias que as atendem, demonstram que a grande maioria está distribuída ao longo das principais rotas produtivas.
Agora precisamos de novoscaminhos, e, consequentemente, de novas formas de integração, que permitamque as regiões que se desenvolveram ao longo das radiais, possam ser interligadas. Assim, peço licença para sugerir que nossos políticos reforcem e venham a trabalhar na mesma direção que o Deputado Edinho Ararujo, pois a nossaregião precisa, com urgência, de uma ligação, em pista dupla, do Rio Grande, na divisa com Minas Gerais, até ao Rio Paranapanema, que passaria por Cardoso, nossa cidade (e Aeroporto), Nhandeara, Birigui, Presidente Prudente, atingindo os limites do estado, junto as divisas com o Estado do Paraná. Em nossa região, essa rodovia transversal, em um certo trecho, tem o nome de Péricles Bellini.
Vamos trabalhar para isso e fica aí aqui a sugestão para que toda região, políticos e empresários, lutem para a concretização dessa interligação. Sugere-se, também, a criação de condições especiais de incentivos fiscais, a todos os municípios do oeste e noroeste paulista, limitados por essa transversal, que determinaria a criação de novas fontes de progresso, para descongestionar as regiões vizinhas à Capital e de outros grande centros. Para isso, nossas cidades têm infra-estrutura adequada para oferecer, e administrações voltadas para o progresso de nosso estado.