2014 chega ao seu final com uma dose de negativismo a nível nacional. O comércio já admite que as vendas do Natal não cumpriram a meta almejada e ficaram aquém do patamar atingido no ano anterior. Os supermercados dão sinais que o consumidor economizou na ceia de Natal. Até os vendedores da cervejinha, sempre de alto consumo nesta época do ano, fazem balanço negativo. A retrospectiva do ano, mostrada na TV e nos jornais, ironiza 2014, principalmente pelo fracasso do futebol brasileiro na Copa do Mundo. Todavia, para Votuporanga a realidade é outra, felizmente, ainda temos o que comemorar.
Neste ano que termina, Votuporanga foi apontada como a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, pela indicação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Numa outra avaliação que é a preservação do meio ambiente, Votuporanga conquistou o segundo lugar e recebeu o Selo Verde/Azul. Na região, a nossa cidade foi apontada em primeiro lugar no quesito Emprego e Renda. Nas eleições Votuporanga manteve a sua cadeira na Assembleia Legislativa de SP, com o deputado Carlão Pignatari. E o deputado João Dado, que perdeu a eleição para deputado federal, vai ocupar o honroso cargo de secretário de Estado no governo de Geraldo Alckmin.
Conquistas importantes mantém Votuporanga num elevado patamar de liderança regional. A nossa Santa Casa ganhou o status e o reconhecimento de Hospital Estruturante, a mesma categoria do Hospital de Base de Rio Preto. O IFSP – Instituto Federal, na sua unidade local, implantou o importante curso de Engenharia Civil sem custo para os estudantes, atraindo para a cidade universitários de diferentes regiões do Estado. A Unifev, por seu turno, instituiu o curso de Agronomia e Gestão Financeira. Ainda, no campo da educação, a Prefeitura construiu e entregou três novos CEMEIs. Os professores da rede municipal receberam notebooks e lousas digitais e as escolas municipais câmera de monitoramento.
No setor de habitação, a Prefeitura entregou 376 casas do Residencial Bela Vista e inaugurou as novas moradias do Jardim Ipiranga. As obras públicas avançaram em 2014, como a construção do prolongamento da avenida Emílio Arroyo Hernandes, que demanda do bairro Pozzobon até o entroncamento com o trevo de Parisi, na rodovia Péricles Belini, num majestoso novo acesso de entrada e saída da cidade. No centro, a praça Fernando Costa ganhou remodelação com a reativação da Fonte Luminosa e a construção do obelisco perpetuando o nome dos pioneiros da cidade.
O setor de saúde pública também avançou e foram entregues os Consultórios Municipais “Dr. Walter Eleutério Rodrigues” e “Dr. Jamilo Elias Zeitune”, beneficiando a população carente dos bairros. Na cultura, o FLIV – Festival Literário, marcou um novo tempo em um novo local (centro da cidade) com shows magníficos e um banho cultural na nossa gente. Votuporanga ganhou, ainda, neste ano, uma moderna escola de artes e um Centro de Excelência em Natação. O se comércio expandiu com novas lojas de grandes redes como a Romeira, instalada recentemente na rua Amazonas e a Galeria Central, no antigo Teatro Municipal.
Pode ser creditado com grande momento para Votuporanga em 2014, a implantação do Poupatempo e o Detran-SP, no antigo prédio do Mercadão (rua Bahia) que vem sendo amplamente remodelado pela Prefeitura. O trânsito, sempre motivo de preocupação, ganhou equipamentos homens para torná-lo mais seguro e melhor fiscalizado sendo implantada a Atividade Delegada com mais policiais no centro da cidade. Surgiram também novas avenidas e lançamentos de bairros novos determinando a expansão urbana do município em todos os sentidos.
Vale ressaltar que Votuporanga começa 2015 com novas esperanças de conquistas e melhorias. Algumas grandes obras estão quase prontas para serem entregues: o CIT (na represa em frente ao Assary) e o Centro de Eventos, que deve sediar o Carnaval do Oba! em 2015, são apenas dois exemplos de que a cidade vive num ritmo acelerado.
Votuporanga tem pressa. Saudamos as lideranças e a população ordeira e trabalhadora, na expectativa de que em 2015 tenhamos um novo ano, ainda mais produtivo, para o bem estar da nossa gente e da geração futura. Compartilhe conosco desse entusiasmo. Feliz Ano Novo.