Anderson Rezende é engenheiro com especialização em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atua em cargos gerenciais nos setores de comunicação, engenharia e tecnologia. Colunista de gestão estratégica e consultor empresarial.
Como entender o sucesso de um programa que tem mais de 30 anos e ainda hoje faz sucesso! Como aprender a metodologia usada no programa Chaves e aplicar em seu negócio? Como o empreendedor pode usar as mesmas estratégicas de Roberto Bolaños, o criador do Chaves, para permanecer fazendo sucesso em sua negócio?
Em 24 de agosto de 1984 chega ao Brasil um seriado que iria fazer inúmeras crianças, jovens e adolescentes ficarem vidrados por anos na TV.
O seriado virou uma mania que dura até hoje nos horários mais variados do SBT. Hoje vemos a dificuldade de programas parecidos em se manter na liderança de audiência e na boca do povo. Em meio a 30 anos assistimos inúmeros programas parecidos com o Chaves, mas que hoje não existem mais e não são nem lembrados pelo público.
Assim também empresas ou negócios existem em alguns casos há anos, mas algumas são reconhecidas outras são esquecidas, e qual a diferença entre elas?
Porque alguns negócios permanecem sendo um sucesso de venda ou público, dando grande lucro para seus proprietários e funcionários, se mantendo no mercado de maneira competitiva e outros se perdem com o passar o tempo.
De maneira simples e fácil vamos lembrar algumas prioridades que tem feito o programa Chaves um sucesso incondicional.
Simplicidade:
Chaves sempre foi um programa fácil de entender, o programa nunca enfatizou uma época especial, um país, ou um modelo organizacional que impedisse que fosse transmitido em outros países e houvesse a necessidade passar por grandes adaptações.
Isso garante uma maior demanda para diversos mercados, tais razões que fez o programa passar em diversos países com o mesmo padrão.
Uma dica ensinada por Roberto Bolaños através do programa é que mostrar a simplicidade do seu produto ou serviço deve ser primordial, o que você faz de melhor deve atender a maior quantidade de públicos, isso facilita a popularização de venda para outros bairros, estados ou até mesmo outros países.
Ser didático:
Em alguns programas o assunto era abordado na escola e era de maneira simples, ensinando aos alunos do programa assuntos fáceis e grande importância, mas que hoje outros programas não ressaltam para as crianças.
Outro ensinamento de Bolaños para empreendedores que tiramos de conclusão é a que nossos clientes devem entender o que vendemos de maneira simples.
Hoje as muitas tecnologias e as nomenclaturas profissionais às vezes atrapalham a orientação ao cliente.
Um produto ou serviço didático é mais fácil de vender seja em qualquer situação.
Personagens:
O programa Chaves tem poucos personagens e todos eles têm personalidades únicas e fortes, isso facilita para os telespectadores assimilarem o programa.
Bolaños nos ensina novamente que para o nosso negócio dar certo não precisamos de milhares de profissionais atendendo a um cliente, precisamos de pessoas chave, capaz de assimilar a necessidade do cliente à solução certa, essas características torna a empresa parceira do cliente.
Episódios Especiais
Quem nunca assistiu o episódio que a vizinhança do Chaves vai a Acapulco ou o Festival da Boa Vizinhança, são episódios que todos recordam.
Os mesmos personagens com ideias simples, fazem momentos especiais virarem históricas recordações.
Bolaños nos ensina com isso que as ideias mais simples, são capazes de aumentar as vendas, promover melhorias internas entre os funcionários e elevar a qualidade produtiva de qualquer empresa.
Valores primordiais
No meio de inúmeras risadas e palhaçadas, os programas nos ensina a verdadeira essência do ser humano, caracterizado pela amizade e companheirismo.
Hoje programas tende a se mostrar mais políticos, colocando em suas pautas propagandas de marcas famosas, evidenciando o consumismo patrocinado, criando super heróis que não existem e usando as lutas como arma para vencer o mal.
Bolanõs nos ensina que um empreendedor não pode deixar seus valores primordiais.
Faça de seu cliente uma extensão de sua família, não permita que a concorrência faça você perder a cabeça e esquecer do que você aprendeu com sua família, em sua faculdade ou no dia a dia.
Perdemos o criador Roberto Bolaños, mas teremos horas e mais horas de programas que nos mostra que seja na TV, seja em meio a redes sociais, seja com muito ou pouco dinheiro a simplicidade permanece eternamente na vida de todos.
Descanse em paz professor Roberto Bolaños que nós aprenderemos a dizer sempre:
“ Isso Isso Isso”