Passado o feriado prolongado deste final de ano, até quando iremos suportar as ocorrências, furtos e roubos, diante da falta de segurança mais abrangente, apesar de todo o empenho das autoridades competentes, às quais ficam registrados nesta oportunidade nossos elogios?
Grandes centros como São Paulo, Santos e Rio de Janeiro, entre tantos outros, registraram homicídios em meio às festividades promovidas pelo réveillon. Nas cidades do litoral, outro mau exemplo fica por conta de arrastões realizados tanto durante o dia como à noite.
A violência se mostra com clara evidência de estar fora de controle. Por mais que as autoridades tenham se preparado para o período festivo, inclusive com reforço policial, o número de ocorrências aumentou, infelizmente, para a intranquilidade de todos, que desejam o bem-estar da própria comunidade em que vivem.
Tal situação não foi pior, porque muitos dos turistas não elaboraram boletim de ocorrência, razão pela qual não acreditaram que teriam o respaldo necessário, para recuperação do bem furtado ou roubado.
Os arrastões também chegaram às rodovias, ressaltando o fato de que com o grande fluxo de veículos, e a lentidão que toma conta do trânsito, os marginais têm atacado de forma até certo ponto violenta alguns veículos.
Em se tratando de violência, citamos o caso de uma jovem no Rio de Janeiro, que logo após postar uma foto nas redes sociais, foi encontrada sem vida, um dos fatos lamentáveis que a televisão mostra todos os dias.
Se pesquisas forem realizadas, outros casos irão aparecer e da mesma forma com que empregam a violência por parte daqueles que não medem o valor da vida de um ser humano.
Tirar uma vida é simples, entretanto, cabe aos governantes dos municípios, estados e União, fórmulas que permitam minimizar a violência no país, vinculadas à necessidade de reforço do efetivo policial em toda a Nação.
Em assim sendo, tornam-se necessárias, isto sim, medidas que norteiam uma segurança a contento, para a tranquilidade da família brasileira, visando, acima de tudo, um futuro promissor neste sentido e que seja coroado de êxito.