O fluxo de caixa é um assunto de extrema importância para a empresa, pois independente do ramo de atividade no qual a empresa está inserida, necessita fazer uso desta ferramenta para melhor administrar seus recursos financeiros.
É sabido que uma empresa bem estruturada financeiramente tem maiores possibilidades de negociação junto aos seus clientes, por saber quais são seus limites para atuação, podendo assim cada vez mais aumentar a sua carteira.
Utilizando as mesmas informações, pode a empresa avaliar a sua flexibilidade para negociação com fornecedores, onde pode, com isso, evitar encargos financeiros fazendo compras à vista ou, até mesmo viabilizar prazos mais esticados para pagamentos, evitando desembolsos altos em data de baixo ingresso.
Os controles internos se evidenciam ferramentas capazes de sanar as dificuldades encontradas para melhor se administrar o patrimônio, e assim conduzir o negócio de forma a manter sua sustentabilidade.
De um modo geral, as empresas precisam estar atentas as transformações que ocorrem invariavelmente no mundo globalizado, pois, diversas dessas empresas, destacando as de pequeno porte, inúmeras vezes, não caminham junto com as mudanças e acabam tendo grandes prejuízos, por não estarem atualizadas.
A importância dessas empresas se manterem atualizadas e com controles eficientes, faz com que, continuem no mercado por muitos tempos. Por isso, o controle financeiro “Fluxo de Caixa”, é um instrumento de extrema importância para manter a empresa organizada.
Toda empresa precisa ter um controle de fluxo de caixa, sendo ela de grande porte ou não, pois por meio dele o administrador pode fazer todo o planejamento preciso para o bom andamento da empresa. Através do fluxo de caixa o administrador pode planejar suas ações, voltando-as para uma administração ajustada do caixa, aproveitando os recursos disponíveis da melhor maneira possível.