De todas as datas que faz alusão aos grandes feitos e que muitas delas representam a própria história do Brasil, há de se ressaltar o Dia Mundial da Saúde, ocorrido no dia 7 de abril último.
Importante salientar que desde 1.948 comemora-se este feito notável, criado para alertar a população sobre os problemas de saúde pública da responsabilidade dos governantes em manter políticas que promovam a saúde, além de reforçar que este é um direito de todos, que pagam seus impostos e tarifas, portanto, têm o privilégio de cobertura nesta área de extrema necessidade.
Entendemos que é de responsabilidade dos Estados e dos seus governantes oferecer atendimento médico a toda população, especialmente àquelas pessoas mais carentes em todo o país.
Ter saúde não é somente o fato de não ficar doente, porém, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, é também um estado de bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa.
Manter o corpo e a mente em perfeito estado de funcionamento, em harmonia, é uma forma de se manter a saúde, pois traz em seu bojo disposição e vitalidade a todo cidadão que se proponha manter um corpo saudável em todos as aspectos.
Um dos pontos mais importantes para se manter a saúde pública é através do saneamento básico, onde temos o tratamento das estações de água e esgoto, sendo feito com produtos químicos apropriados, além de fazer com que água e esgoto passem por tubos de encanamento sem perigo de contaminação aos munícipes de cada cidade.
Quando a cidade não faz este tipo de tratamento, sua população fica mais propensa a se contaminar com bactérias, que podem causar doenças como diarreias, vômitos e outros tipos de contaminação.
Porém, saúde pública é muito mais que isto. Envolve também o saneamento ambiental, tornando-se motivo de desenvolvimento social e econômico de um país.
Um trabalho educativo de qualidade representa motivo para promover a saúde pública, onde professores e consultores podem fazer campanhas educativas, mostrando a importância da coleta de lixo de aterros sanitários próprios dos catadores de materiais reciclados, podendo, também, fazer parte de um processo de criatividade, visando os cuidados com a saúde de cada cidadão.
Com tudo isso, pode gerar sua diminuição do movimento nos hospitais e postos de saúde, reduzindo de forma considerável o gasto com o erário público neste campo do governo em todos os níveis.
Enfim, a data de 7 de abril é tão importante quanto às demais, que marcam feriados de toda a natureza, pois a saúde pública está ligada diretamente ao bem-estar de todos, que zelam pelo corpo e pela mente, praticando tudo que é benéfico para a manutenção de um corpo sadio dentro de uma alma sadia, pois ambos se constituem na felicidade de todas pessoas que primam por este benefício.