Alessio Canonice é de Ibirá-SP e colabora com este jornal - alessio.canonice@bol.com.br
Conforme pronunciamento da presidente da República, não pode ser tratada como um ato de revolução a relação entre ela e o Congresso Nacional, fazendo com que sua imagem possa comprometer-se a ponto de se criar um clima que a leve a uma situação difícil no poder.
Segundo Dilma, podem ocorrer divergências durante a votação dos projetos, mas a relação entre ela e os parlamentares das duas Casas de Lei não chegou a abalar, portanto, encontra-se tranquila e tudo leva a crer que seu mandato fica meio na dúvida se prospera ou se cai.
Outro aspecto a ser levado em consideração é o fato de que uma boa parte dos parlamentares atua contra o Governo Federal, porém, acrescenta Dilma que, em plenário, a União tem conferido mais vitórias do que derrotas, aliás, não deixa de ser um ponto positivo em favor da presidente.
Importante salientar que, de outro lado, a tese da presidente não é dividida, nem mesmo entre seus aliados, acrescentando a esta situação um detalhe importante: muitos acreditam que o governo tende a ficar isolado, o que seria prejudicial em um momento em que a palavra impeachment cresce em divulgação a nível nacional e muitos preocupados com o novo manifesto no próximo mês de agosto.
Existem aqueles que admitem a existência deste novo manifesto como golpe de oposição e, com uma aprovação negativa, pelo menos é o que tem ocorrido nos anteriores, mas desta vez poderá comprometer seriamente a estrutura do Palácio do Planalto.
O problema é que, entre denúncias de oposição e negativas do governo, a economia do país atravessa uma das piores fases que se tem conhecimento e, dessa forma, não encontram os homens que articulam projetos e leis, que possam levar o país pelo caminho da igualdade social, o que é profundamente lamentável.
Além desta situação em tela, o problema da classe de baixa renda cada vez mais sofrível, diante da queda do poder de compra, acaba arrastando o país a um patamar complicado a toda prova, pois não há disciplina nos preços de um modo geral, especialmente no que tange aos gêneros de primeira necessidade, um fato já devidamente comprovado.
A crise tem afetado vários setores e poucos conseguem ver uma luz, nem mesmo dentro de um túnel, fazendo com que o cenário se transforme nos piores já vistos em administrações a nível federal. No caso, todos esperam o restabelecimento de uma política mais justa e compatível com o desejo de toda a sociedade.
Em assim sendo, o Congresso Nacional poderia fazer algo, no sentido de que as cortinas se abrissem para novos horizontes, visando, acima de tudo, melhores dias para toda a comunidade brasileira e é o que todos esperam, razão pela qual os brasileiros já se cansaram de tantas decepções, que vêm ocorrendo na classe política e na administração pública.