*Grazi Cavenaghi é consultora, coach, mentora e estudiosa sobre o comportamento humano, além de embaixadora do projeto “Escola de Você” em Votuporanga
(tempo de leitura: 3min)
Quando você vê já acabou o dia, a semana, o mês, o ano. Ouvimos sempre a expressão “o tempo voa”, mas para aonde nos leva? Estamos atentos ao tempo e o que fazemos com ele? Vivemos o presente que nos é dado todos os dias? A atenção é o nosso bloco da semana da pirâmide do sucesso do nosso querido treinador John Wooden, que diz em seu livro “Observe constantemente. Tenha a mente aberta. Mantenha-se disposto a aprender e a melhorar”.
Começamos refletindo sobre o nosso dia-a-dia e as pessoas com as quais convivemos. Você já pensou quantas lições nos proporcionam? Abrahan Lincoln, ex-presidente dos Estados Unidos, dizia que não existia uma só pessoa que passou por vida e não tenha deixado algum aprendizado.
A curiosidade é um outro fator que pode nos render mais atenção em algumas áreas da nossa vida e proporcionar gratificantes aprendizados. Precisamos ter a mente aberta ao novo, e também ao nosso interior, prestar atenção a quem somos e ao que queremos, também é fundamental ao nosso sucesso diário. Isso é autoconhecimento, tão discutido hoje e tão essencial. É o olhar de “dentro para fora”. Shoshana Zuboff, professora da faculdade de Harvard, explica que os nossos pensamentos e sentimentos são valiosos e importantes, e não complicados e insignificantes como muitos pensam, e enfatiza que “a atenção é nosso recurso mais valioso”.
Voltando ao dilema inicial do tempo, a escolha do que fazer a cada segundo é nossa, e tem tudo a ver com a atenção ao que dispensamos. No livro Felicidade Construída, Paul Dolan mostra com suas pesquisas que alcançar a tão sonhada felicidade está baseada na alocação da nossa atenção. Escolher para onde ela se voltará é com certeza um processo libertador. Por isso, escolha viver experiências que equilibrem prazer e propósito, volte sua atenção ao positivo. Paul conta no livro que quando deixou de dar atenção a sua gagueira, esse problema que o aterrorizava desde criança deixou de ser relevante, sobrando-lhe tempo para o que realmente importava e isso trouxe-lhe felicidade. Na realidade somos o reflexo das nossas escolhas.
E como nosso foco é progredir diariamente, vamos juntos?
Essa semana inicie uma jornada de escolhas voltadas ao foco no positivo. Dedique sua atenção aos seus pontos fortes.
Esteja atento ao seu dia, que lições ele lhe trouxe? Observe para onde está voltando sua atenção e tente direcionar suas energias somente a atividades que lhe trazem felicidade. Redirecione sua atenção.
Não esqueça que nossa aprendizagem ocorre lentamente e com pequenos passos, pois assim como nossa pirâmide, estamos em construção, “bloco a bloco”.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +