Tempo de leitura: 3 min
Em 2004, olhando o teto do centro cirúrgico, eu aguardava para realizar uma cirurgia bariátrica que duraria horas, teria sérios riscos, e mesmo assim, eu não estava com medo. Meu médico havia dito: “fique tranquila, já realizei mais de 1000 operações iguais a sua”. E o que isso tem haver com nosso bloco da semana? Tudo! Na cirurgia, além de muita conhecimento e experiência o cirurgião deve ter “noção de tempo e destreza necessária para desempenhar rapidamente sua habilidade”, como traz no seu livro o nosso querido treinador John Wooden no bloco “habilidade”.
Habilidade é necessária em todos os setores. No esporte, os jogadores com essa característica valem ouro. Na educação, é o “saber fazer” para o aluno. De nada adianta muito conhecimento sem habilidade para usá-lo.
Nas empresas a “habilidade social ou humana” é a mais valorizada. David MacClelland, que foi um teórico da psicologia e trabalhou na Universidade de Havard por 30 anos, encontrou essa característica em todos os grandes líderes.
A ordem então é descruzar os braços e partir para a ação, nos empoderarmos das nossas habilidades que precisamos melhorar ou desenvolver. É trabalho árduo e diário, com muita confiança em quem somos, e aprendendo sempre.
Para desenvolver os talentos que nos foram dados é necessário autoconhecimento. Muitas vezes desviamos do nosso caminho e da nossa felicidade com coisas que o mundo acha importante. Encontre o que realmente faz sentido na sua vida, o que você faz bem, e seja o melhor na sua área! O mais habilidoso! O mais ágil!
E como o nosso foco é progredir diariamente, vamos juntos?
O que você faz com facilidade e as outras pessoas elogiam? E o que você faz que não percebe a hora passar?
Faça uma análise e veja se esses momentos estão inseridos no seu trabalho. Se tiverem, se desenvolva a cada dia mais, aprenda mais, pesquise mais, seja o melhor.
Esteja aberto a aprender sempre, pois assim como a nossa pirâmide, estamos em construção, “bloco a bloco”.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +