Grazi Cavenaghi escreve aos domingos no A Cidade
Tempo de leitura: 4 min
Nossa pirâmide está pronta e mantê-la em pé não é tarefa fácil, pois todos os dias são de desconstrução, reflexão e nova construção. Por tudo isso, Jonh Wooden acrescentou apoios. Assim como fez usando a fé e a paciência para sustentar o ápice (grandeza competitiva), ele trouxe pares de sustentação para cada camada. A ambição e a sinceridade apoiam a base, onde estão os blocos da diligência, amizade, lealdade, cooperação e entusiasmo.
A ambição no dicionário aparece como: “um desejo veemente, obstinação intensa para conseguir determinado propósito”. Será que ela está presente no nosso dia a dia? Eu nunca tinha pensado nela assim, pois na minha educação ter ambição era ruim, se referia somente a querer ter dinheiro, e era colocada a mim como algo “sujo” ou “injusto”. Comecei a rever meus conceitos em um curso de Negociação, onde uma das especialistas citou a importância em ter seu trabalho reconhecido, e para isso, com certeza temos que ter “ambição em sermos melhores”. Wooden ressalta que a ambição não pode ser egoísta, deve vir com uma causa nobre e que sem ela nunca alcançaremos qualquer objetivo.
Para que a ambição apareça, não devemos ficar acomodados, é necessário se manter em movimento, se fortalecer e dobrar sua aposta em você todos os dias.
Quantas vezes não somos sinceros com nós mesmos, com nossos sentimentos, e muito menos com as pessoas que estão à nossa volta? Por isso é tão importante nos conhecer, sermos sinceros com nossos defeitos e tentarmos nos melhorar. Sinceridade é uma das principais forças para nossa evolução.
Wooden diz que ela é indispensável e que é combustível para uma fazemos tudo com o máximo de entusiasmo e extrairmos o melhor da nossa equipe. Ele dizia que a sinceridade fazia com que o seu time fizesse o melhor que podia, pois sabia que o seu treinador se importava com eles, sendo ela “o agente necessário que traz essa dinâmica à vida”, a dinâmica de dar o seu melhor.
Como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Qual é o seu maior objetivo hoje? Ele poderá ajudar você e trazer algum benefício para outros?
Escreva os benefícios e analise se são dignos. Se forem, coloque sua ambição para agir, de forma séria e com a intenção de uma causa maior.
É necessário que tenhamos, sobretudo, sinceridade conosco. Logo ao final do dia, na sua reflexão diária, comece a se atentar aos momentos em que você não foi sincero. Quantos sim você disse, querendo dizer não? Quantas culpas você jogou no outro para não admitir que errou e precisa se melhorar? Quantas vezes disse que não iria mais fazer algo e fez?
Precisamos cumprir o que falamos para nós mesmos.E continuarmos a nossa caminhada, rumo a nossa melhor versão, pois estamos em construção diária.
Vamos juntos? Porque juntos somos +