(tempo de leitura: 3 min)
Quantas vezes você mandou algo errado pelo whatsapp? Eu já fiz isso várias vezes. Cabeça '’pilhando" de pensamentos e lá vai algo para onde não deveria. Sem falar nas dezenas de abas do computador abertas, abre e-mail pessoal número um, número dois, três…, e-mail coorporativo, notícias, site da empresa, banco, planilhas, documentos. Responde mensagem, atende celular, trabalha. Quantas vezes você já viu o dia passar com a sensação de não ter feito nada? E ainda passa o resto do dia pensando no que precisa fazer? Neste momento estamos pensando no futuro, mas sinto lhe informar que ele ainda não existe, é apenas uma projeção. Em outros momentos pensamos nos problemas do passado, que também não existe. Nesse momento aparece a ansiedade, que é considerada um dos maiores males do século.
A única solução é viver o hoje, o momento presente. Precisamos ter "atenção plena" em tudo que fazemos.
Uma técnica que se propaga pelo mundo entre atletas, empresários, executivos, em grandes universidades, é o Mindfulness. Nos Estados Unidos há mais de 500 instituições que trabalham com ela. Em Nova York pagam-se 200 dólares por mês para participarem de academias do gênero, segundo a matéria da revista Super Interessante. No mês de abril a revista Forbes trouxe uma matéria sobre o assunto trazendo depoimentos de executivos,CEOs,atletas, entre outros, que afirmam que a prática ajuda com a melhora da atenção e do foco. Grandes empresas aplicam a técnica, entre elas o Google, o Facebook, o eBay, e a seleção brasileira masculina de handebol. Não existe mais a possibilidade nas empresas ou na vida pessoal de vivermos essa ansiedade. Soraia Schutel, doutora em Administração e co-fundadora da Sonata Brasil, afirma na reportagem que "o novo líder une inteligência intelectual, emocional e espiritual'. Já João Pádua, CEO do mercado financeiro, afirma: "No mercado financeiro, o mindset é voltado para projetar o futuro analisando o passado. Agora consigo também ter a consciência do momento presente'’.
Para quem quiser obter os benefícios dessa técnica, que vai desde diminuir a ansiedade, aumentar a imunidade, reduzir dores, até melhorar seu foco e sua atenção, não é preciso grandes técnicas ou tempo, como afirma o professor doutor em administração Claúdio Senna, especialista no assunto. Ele diz que são necessários apenas 20 minutos por dia, e me sugeriu dividi-los em três momentos, de sete minutos, pelo dia. E afirma que é necessário estar presente, perceber tudo que chega a sua mente, e deixar ir, sem críticas ou julgamentos.
Problemas existem, mas a maioria deles só existem em nossa cabeça. Aproveite o tempo presente, cada momento. Comece a fazer o seu momento, o "momento você com você'’, como chamo carinhosamente para explicar para os meus clientes a importância de se curtir e se amar.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Comece com o simples, ao tomar um banho, sinta a água que escorre pelo corpo, o perfume do sabonete, relaxe. Ao se enxugar, deixe a pele ser massageada pela textura da toalha. Ao ir e vir do trabalho, observe a natureza e respire calmamente. Nas refeições aproveite o sabor de cada alimento, cada textura, cada sensação. Mesmo na caminhada e na academia é possível usar da atenção plena, inspire e expire, lentamente. Curta cada momento, seja você.
Como cita Mattieu Ricard: "A liberdade interior nos permite saborear a lúcida simplicidade do momento presente, livre do passado e emancipado do futuro'’, no livro Felicidade, a prática do bem estar.
Liberte-se dos seus julgamentos e aproveite cada segundo, pois queremos o eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +