A Lei dos Direitos humanos foi declarada em 1948, e, o Brasil, como membro participante da ONU, é obrigado a seguir a cartilha. Tudo muito bonito e correto. Durante séculos a igreja foi à maior responsável pela educação, inclusive quando os portugueses vieram para cá trouxeram os Jesuítas para catequizarem nossa gente. Houve um momento que culminou com a cisão entre Estado e Igreja e o Estado e a Escola passaram a ser laico, na Constituição de 1988, declara o estado Lácio e escola laica, hoje criticada por muitas pessoas, mas na minha santa ignorância um dos maiores avanços para um País que avançava rumo à democracia, democracia está que ainda não se consolidou. Em 1996, direcionada por Darcy Ribeiro tivemos a Lei 9394/96 intitulada Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a cada dez anos temos a oportunidade de discutir o Plano Decenal de Educação e são estabelecidos metas e direcionamentos para serem cumpridas, tivemos Planos Curriculares Nacional e atualmente temos as Bases Curriculares Nacional em que temos “a oportunidade” de discutirmos a educação mas que uma grande parcela da população e educadores ficam de fora porque tornou-se uma questão política.
Embora sejam obrigados a fazerem e promoverem os fóruns municipais e estaduais de educação, na prática deixa a desejar. Temos visto manifestações dos falsos moralistas do MBL com acusações pesadas contra a escola, como no caso de Gambé, onde houve uma exposição artística dos alunos e de acordo com alguns pais e autoridades, a escola estava incitando e fazendo apologia à prostituição e ao suicídio, nesta mesma semana uma Juíza proibiu o Cantor Caetano Veloso de fazer um show, aliás, existe uma troca de farpas com o ator Alexandre Frota que é um dos membros do MBL e acusa o cantor de pedófilo, diga-se de passagem ele é casado e o fato ocorreu há mais de 30 anos, aliás, O Alexandre Frota é um exemplo, parece-me que ele era ator de uma Peça Teatral denominada Blue Jeans, trata-se de uma expressão artística e contém cena explicita de sexo homossexual, independente do gênero sexual porque este não é o assunto a ser discutido mas trata-se de uma promiscuidade , não é verdade? Ontem na novela malhação, 18 horas mais ou menos tivemos um personagem mostrando a camisinha e depois protagonizando uma cena de sexo ao vivo e a cores. Na internet temos vários sites de sexo explícito grátis e livre, mas os pais monitoram os filhos 24 horas por dia e isto não acontece no recesso do lar.
O estado lança campanha da dengue, o mês cor de rosa, azul, prevenção do suicídio, combate ao site Baleia azul que incentiva as crianças e os adolescentes a cometerem suicídio e a quem compete fazer o trabalho de prevenção, compete à escola e aos professores, isto não é interessante? Quando dizemos que escola deve ser laica, significa que o professor deve trabalhar do ponto de vista técnico, cientifico e com embasamentos teóricos, mas; o professor é esquerdopata e faz um mal terrível aos alunos, faz-se necessário uma discussão com a comunidade escolar? Claro que sim? A comunidade tem tempo e discernimento para discussão destas questões? Claro que não.
Existe dificuldade até mesmo para os pais comparecerem em atos de indisciplina e ajuda a escola porque se tem a falsa ideia que compete aos professores e escola a educação em todos os sentidos. Será? Voltando a questão dos direitos humanos e Constituição, toda a pessoa tem direito de se manifestarem livremente, sem sofrer qualquer tipo de opressão ou mutilação, independente de crenças, ideologias, sexo, cor ou nação. Eu vejo o Papa Francisco defendendo com unhas e dentes o direito à vida, não a perseguição política, não a intolerância religiosa, vi Dom Helder Câmara, Dom Evaristo Arns defenderem e trabalharem em prol dos mais pobres e oprimidos, mas causou-me estranheza uma declaração de Dom Orani Tempesta que durante uma palestra em São José do Rio Preto criticou e defendeu a escola sem partido. Qual a finalidade da escola sem partido?
Como que um professor de História ou Língua Portuguesa vai falar da Idade Média sem falar da Inquisição, de Martin Lutero e Calvino, não podemos mais falar do Barroco em Literatura? Não podemos discutir com os nossos alunos o momento político? São algumas das aberrações da escola sem partido. Como vamos formar nossos alunos do ponto de vista sociológico, filosófico e cientifico se não pudermos discutir as questões pendentes no País? Como que a escola vai fugir da realidade? Estamos atravessando um período de intolerância em todos os sentidos e faz se necessário repensarmos e usarmos o raciocínio embasado no “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Quem é dono da verdade?
Fanatismo, mutilação, homens travestidos de semideuses não vão resolver as questões. Educação embasada no respeito, na coletividade, no raciocínio lógico é a solução. Por este motivo ela tem que ser laica e cientifica! Todas estas questões somente podem ser abordadas pela educação com liberdade de pensamento. Como defensores da democracia defendemos o diálogo em qualquer circunstância. Democracia exige consciência e respeito aos direitos individuais e coletivos.