Não é somente com a atuação da Lava Jato, que se destacou com suas operações e continua até hoje, visando normalizar certos hábitos, e que, por certo, irá cumprir os objetivos necessários e fundamentais, não se pode afirmar que o país entrou no eixo do desenvolvimento.
É claro que ela está fazendo sua parte, porém, de outro lado, há de se fazer alusão aos catorze milhões de pessoas desempregadas, além de uma economia em recessão por falta de iniciativas que visem restabelecer o equilíbrio da balança, que corresponde aos parâmetros que dão impulso a uma situação favorável à economia.
O Brasil precisa se desenvolver, criando trabalho e incentivando as classes produtoras a investir mais em todos os aspectos que direcionam o crescimento neste campo, pois são consideradas sustentáculos da expansão de progresso e principais geradoras de empregos.
Precisa contar com as reformas necessárias para estimular quem está disposto a investir, porém, com uma política favorável a esses investidores, iniciando pela carga tributária, além de outros encargos que dificultam os impulsos da produção, já que a referida carga desde há muito tempo vem sendo considerada uma das maiores do mundo. Quem sabe, talvez, a maior de todas.
A limitação de gastos públicos foi uma vitória, da mesma forma a reforma trabalhista é vista com bons olhos na opinião de quem está diretamente atrelado às regras e às vantagens que oferecem ao empregador e ao empregado.
Há necessidade ainda da reforma previdenciária como um ponto de evolução dos tempos, e que, aprovada, poderá surtir efeitos desejados, rumo à modernidade do próprio sistema previdenciário, visando novos tempos e novas mentalidades sobre as diretrizes que irão determinar as aposentadorias em todo o país.
São pontos importantes, que poderão influir na própria economia, já que os estudiosos que fazem parte da máquina administrativa vêm defendendo este ponto de vista: modernização para levar avante a evolução, fazendo com que novos caminhos de progresso sejam a expressão máxima do crescimento do país.
Outro ponto de vista a se fazer alusão nesta oportunidade é o custo de cada trabalhador, onde haverá ainda a necessidade de outras providências, visando a redução desse custo, pois da maneira em que se encontra, as empresas deixam de promover as contratações, partindo para outros meios que possam substituir a mão de obra a contento.
Além dos aspectos até aqui enumerados, no âmbito internacional são pontos de vital importância, porque outros países do planeta concorrem com seus preços de uma forma mais acessível, impondo derrota aos produtos brasileiros, porque os hábitos de exploração de um modo geral contribuem para este campo negativo.
Haja vista internamente aqui, onde os preços oscilam de uma forma impressionante de um estabelecimento para outro, colocando em desespero a economia popular, onde se configura um crime por parte desses estabelecimentos, fazendo com que o poder aquisitivo de cada cidadão sofra com este descaso, influenciando diretamente na economia.
Verdade é que estamos bastante atrasados, distantes da China e da Rússia. Por isso, há necessidade de correr contra o tempo, ganhando etapas e realizando muito mais em menos tempo.
Em busca do tempo perdido, merece ser tema de debates na economia e na política, cujos participantes demonstrarão suas competências e suas diretrizes em benefício do Brasil.
Sem dúvida, passará a ser crime a estagnação ou lentidão indesejável, portanto, um crime que o povo não perdoará, levando-se em consideração que o Brasil tem condições plenas de se tornar uma das maiores potências do mundo, desde que os homens de bem e que lutam por este objetivo, coloquem-no em prática para o bem da Nação.