Quantas vezes você fez um programa chato e sem sentido só para agradar alguém? Sabe aquele acordo que só uma das partes levou vantagem? E com sua família, quantos desentendimentos acontecem porque sempre ficamos na defensiva? Não queremos perder, desconfiamos de tudo e ainda queremos que concordem com nosso ponto de vista e façam o que achamos o melhor. É a tal mentalidade de que alguém tem que perder para o outro ganhar.Realmente não fomos educados no propósito da abundância e do ganha/ganha.
Chegamos hoje ao sexto hábito, que só acontece quando estamos abertos a todos os outros hábitos. O hábito da Sinergia. Sinergia é a base de qualquer liderança, a começar pela liderança pessoal. Só se abre para a sinergia quem está seguro de quem é, e com a consciência que juntos somos muito mais que sozinhos. Com ela, as pessoas conseguem se abrir,criar, liberar todos os seus poderes e habilidades.
Se procurarmos o seu significado no dicionário, temos que significa cooperação, um trabalho ou esforço para se realizar alguma tarefa muito complexa, é o momento onde “o todo é maior que a soma das partes”. Ela é a base dos relacionamentos saudáveis, é quando um casal se une para que ambos sejam felizes e não só um. É quando nas amizades há um esforço para que cada um seja como é, valorizando as diferenças e enfatizando o respeito. É quando na empresa não existe o que eu sei, ou o que o fulano acha ou sabe, existe sim, um novo caminho, onde escrevemos o melhor para a empresa, é onde reina o espírito de confiança e segurança e prevalece o pensar juntos para o melhor, alimentando a criatividade.
Sabe aquele ouvir sem julgamentos, o ouvir com o coração aberto?Então, ele é a porta de entrada para o novo hábito da sinergia. É quando expomos nossas ideias e as usamos para criar uma terceira ideia que seja melhor para ambos, é o alimento do ganha/ganha.
Vamos começar pela comunicação com o outro. Se você estiver disposto a ouvir e compreender, sem preconceito, o seu olhar poderá mudar. Não fique na defensiva, se abra, respeite o outro, só assim pode haver a sinergia. Esteja sempre aberto ao sinergizar! Em uma negociação, deixe de fazer transações e se abra para transformações. Valorize as diferenças! Quando ganho consciência das diferenças e consigo ver de outras formas a solução, me torno mais criativo, cresço, faço crescer a confiança, me comprometo.
Comece com você: olhe o lado bom de tudo, fuja das energias negativas! Aumente o seu saldo na conta afetiva em todas as áreas da sua vida. Lembre que o todo é sempre maior que as partes. Pegue um lápis e tente quebrar ao meio. Fácil, né? E agora se pegar muitos, juntar e tentar quebrar. Impossível! Assim é a vida. Juntos somos muito fortes.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Pense em pessoas que o irritam. Faça uma lista. Analise cada uma delas: quais diferenças fazem você se irritar? Como você poderia encarar essas diferenças entre vocês como uma força? Na próxima vez que estiverem juntos, tente criar uma sinergia, esteja aberto, procure entender o outro modo de pensar. Tente chegar a uma terceira forma de pensar, sinergizando! Tente pensar no ganha/ganha. Una as diferenças.
Esteja sempre aberto às transformações, pois queremos o eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +