Faça um “tour” por sua casa. Abra as gavetas. Abra a sua bolsa, a sua carteira. Entre no seu carro, observe. Como estão? Tudo organizado! Parabéns, você provavelmente está bem. Tudo bagunçado? Acredito que chegou a hora de parar e organizar.
Ninguém é capaz de organizar fora se o sei inteiror não está bem. Mas por outro lado,o seu ambiente organizado vai te dar força e confiança para essa organização interior, para assumir seu eu. Nada se descobre ou se cria em meio a bagunça.
Para começar é necessário descartar. Segundo a Personal Organizer, Carol Diniz, precisamos parar e nos questionar:
Qual foi meu último desapego?
- De objetos e roupas que você não usa?
- De pessoas que não te valorizam?
- De sentimentos que não te fazem bem?
- De medos que te paralisam?
Com o passar dos anos acumulamos muito! Descarte tudo que não faz sentido, tudo que não te acrescenta algo bom. Assim como aquela fala popular: O que não te leva para frente, você deixa para trás. Essa é a regra! Desapegar é mais importante que acrescentar.
Comece essa semana pela sua casa, sua bolsa e carteira, seu carro. Visualize eles limpos, sinta o cheiro da limpeza. E só após comece. Lembra daquele hábito de ter um objetivo em em mente? Então, nosso objetivo agora é organizar nosso ambiente.
Segundo a consultora e autora japonesa Marie Kondo, no seu livro A mágica da arrumação, que ficou em primeiro lugar na lista do The New York Times, com mais de 5 milhões de livros vendidos, é importante: arrumar por categorias; fazer desta arrumação um momento de autodiálogo; seguir sempre sua intuição; primeiro descartar e depois guardar o que realmente vai ser útil; buscar o máximo de simplicidade; esvaziar sua bolsa todos os dias; manter a cozinha e o banheiro livres; ficar atento aos excessos e valorizar o que temos.
Marie conta que a frase que mais ouve dos clientes é: “quando coloquei a casa em ordem, descobri o que queria fazer de verdade’’. Ela ainda afirma que uma das melhores ferramentas de autoconhecimento é a organização das nossas coisas.
Você não precisa ter uma casa de capa de revista, mas de uma casa real, que funcione. Essa afirmação é de Thais Godinho, no livro Casa Organizada. Então não espere para começar. E como em qualquer coisa, dê um passo de cada vez. Uma vez ouvi de uma especialista da área: arrume e depois para manter organizado dedique dez minutos ao seu dia para isso.
Como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Comece pela reflexão sobre o desapego sugerida por Diniz. Refletiu.
Programe sua semana para fazer pequenas organizações. Comece agora com sua bolsa e seu carro. Faça uma lista com alguns lugares que merecem atenção especial e organize por lista de prioridades. Lembre-se que é uma construção passo a passo.
Você terá mais tempo, pois tudo estará no seu lugar. Sentirá a energia boa circular melhor, não se estressará procurando algo, vai trabalhar com mais produtividade, vai ficar mais alegre.
Organize seu ambiente, pois queremos o eu melhor, as pessoas a nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +