W. A. Cuin
“Nas árvores podadas, Deus multiplica os frutos.
Ama, serve e não temas, Deus agirá por ti” (Emmanuel, psicografia de Francisco C. Xavier).
A natureza, em toda parte, apresenta sempre lições inquestionáveis de vida.
O pomicultor, buscando maior produção na sua seara, promove a poda de suas árvores e os frutos surgem viçosos e em grande quantidade, embora a planta tenha sido submetida a algum tipo de constrangimento.
Em nossa jornada, pelos caminhos do mundo, as experiências não têm sido diferentes. Em oportunidades várias, somos submetidos a determinados sacrifícios, para que forças adormecidas em nossa intimidade possam se exteriorizar, nos capacitando a conquistas maiores e em serviço na direção do progresso social.
O aluno, para auferir notas convincentes e demonstrar sua capacidade para cursar etapas mais profundas, sofre a poda do lazer.
O profissional qualificado, visando melhores resultados no trabalho que desenvolve, com freqüência sofre a poda de seus momentos de descanso.
O lavrador responsável, buscando aproveitar mais as horas do dia sofre a poda do sono da manhã, saindo da cama antes do sol surgir.
O atleta determinado, que sonha em conquistar recordes, sofre a poda da comodidade da vida, submetendo-se a rigorosas disciplinas alimentares e físicas.
O homem público, que se propõe a trabalhar pelo bem-estar das coletividades, sofre a poda da liberdade e da privacidade, para concretizar as propostas almejadas.
Seria impossível, para qualquer criatura, avançar no carreiro do desenvolvimento físico, psicológico, moral e cultural sem as podas necessárias, capazes de lhe assegurar os mecanismos e recursos de progresso e crescimento.
Assim, no contexto em que a vida nos situou, para que avancemos na direção do nosso desenvolvimento e consigamos a concretização dos sonhos de paz e felicidade, não lamentemos os obstáculos e as barreiras que surgem, uma vez que ao transpô-las estaremos exercitando o nosso campo mental, fazendo crescer o intelecto e nos aproximando da sublimidade.
A Providência Divina, concentrada em toda a sua sabedoria, sempre estará agindo em nosso favor. Na qualidade de filhos de Deus, não fomos criados para a dor e o sofrimento, mas sim para atingirmos a perfeição espiritual, que dependerá do esforço e da perseverança de cada um.
Limitações, dificuldades, empecilhos nunca deverão se transformar em fatores desestimulantes, impeditivos da nossa ascensão, mas desafios a serem superados, mesmo que a golpes de muita renúncia, coragem e determinação, pois que a historia da humanidade tem nos mostrado que as grandes e conhecidas personalidade que venceram, chegaram ao topo das conquistas depois de intensas lutas e férreas batalhas, onde facilidades nunca existiram.
Então, se no campo das nossas ações e no roteiro dos nossos objetivos estamos identificando uma grande arena de conflitos, sofrendo algum tipo de poda, sigamos adiante, sempre arrojados e confiantes, pois que aquele que perseverar até ao fim ganhará o seu triunfo.
As facilidades costumam se disfarçar em perigosas armadilhas e nelas somente cairão os imprudentes e desavisados. Reflitamos.