Muitas pessoas me perguntam: o que é Coaching?
Hoje resolvi falar um pouco dessa metodologia que conheci como cliente e mudou vários aspectos da minha vida. Ela me ajudou a atingir várias metas, me fez descobrir qual era o meu comportamento, me trouxe um autoconhecimento incrível, e mudou minha forma de pensar. Os resultados foram tão bons comigo, que hoje, depois de uma longa jornada de estudo e trabalho até a certificação de Master Coach, tenho a metodologia como uma das minhas vertentes de trabalho. Ver os resultados nos meus clientes após os processos é uma grande realização.
O Coaching é a metodologia que tem como objetivo liberar o potencial do ser humano, maximizar o seu resultado tanto profissional, como pessoal. É o apoiá-lo a aprender ao invés de ensiná-lo. No processo de Coaching, o coachee potencializa seus talentos, se identifica com os seus valores e percebe-se como um ser integral, em sua essência. Está embasada nos mais avançados estudos comportamentais e ocasiona mudanças duradouras que melhoram a qualidade de vida. Para mim, a metodologia é capaz de fazer o cliente: pensar como nunca pensou, para executar como nunca executou, para chegar aonde nunca chegou.
O processo é realizado pelo coach, o profissional capacitado, com o coachee, que é o cliente que busca alcançar uma meta, uma evolução, o desenvolver de uma habilidade. No processo é estabelecido uma relação de confiança entre o coach e o coachee, onde há sigilo absoluto do coach.
O coach não precisa ter experiência e nem conhecimento sobre o objetivo do coachee. Porque o profissional não traz soluções, ele apenas faz questionamentos e dá apoio durante a jornada.
Qualquer objetivo ou meta pode ser trabalhado. O processo é estruturado e parte do princípio que todos nós conseguimos realizar, pois as respostas estão em nós, basta descobrí-las e partir para a ação.
O Coaching também é desenvolvido nas organizações com os seus líderes para otimização da performance no âmbito profissional. Proporciona ao líder o aprimoramento de suas competências e a ampliação de suas habilidades, alinhando a sua performance e o seu modo de gestão.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Quantas vezes em casa ou no trabalho queremos impor.
Será que isso traz resultados?
Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna já dizia: “O líder do passado sabe falar. O líder do futuro sabe perguntar.”
Ouvir o outro e perguntar o que ele acha, qual solução ele tem, quais são as suas expectativas, pode trazer grandes surpresas. Quando nos sentimos parte do processo, nos envolvemos e nos tornamos responsáveis pelo resultado.
Como na frase do filósofo Confúcio: “Me fale e eu esquecerei. Me mostre e eu lembrarei.Me envolva e eu entenderei.”
Pergunte, escute e acredite no outro, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhor, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +