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Nos dias atuais em ambientes de grandes transições, para que haja o desenvolvimento integral, as organizações devem não só centralizar seus esforços na satisfação do cliente externo, como também no cliente interno, ou seja, o colaborador, pois seu contentamento trará como consequência o agrado ao cliente externo, contribuindo para os resultados positivos das empresas. Nesse ponto o Clima e a Cultura organizacional são de total relevância para o sucesso de uma instituição. É necessário avaliar se a cultura é favorável a introdução de novos conceitos e se os colaboradores têm condições de compreender e acompanhar as mudanças organizacionais. Já o clima organizacional é caracterizado pelo o que acontece no dia a dia da empresa. É o que os colaboradores pensam da instituição, se acham ela boa ou ruim em diversos aspectos, como condições de trabalho, estrutura do escritório, a comunicação entre funcionários e gestores. Mas porque esses dois conceitos são de grande importância e porque devemos nos preocupar tanto com eles? O que o Gestor da empresa pode estar fazendo para melhorar o clima e a Cultura Organizacional? Quando trabalhamos esses aspectos em uma organização estamos lidando diretamente com o capital humano dela, que tem o poder de impactar todos os processos e produções da organização. Tanto a cultura quanto o clima afetam a produtividade e os índices de “turnover”, absenteísmo e retenção dos colaboradores, por isso devem ser cuidados de perto. O papel de um grande Gestor é saber que é mais barato reter funcionários do que contratar novos. E que as pessoas não tendem a querer usufruir de uma empresa que não consegue manter funcionários por muito tempo. Sendo assim entender quais são as diferenças entre os dois conceitos é o ponto de partida para identificar qual dos dois lados está merecendo mais atenção em sua organização e qual deve ser trabalhado primeiro, impulsionando o sucesso do outro. São eles que vão definir o comportamento dos colaboradores e como a empresa vai se sair no mercado em comparação com as demais. Se a empresa tem uma avaliação negativa é papel dos gestores apresentar um feedback para os colaboradores e modificar aquilo que está impedindo o seu crescimento, e assim motivar um novo tipo de comportamento dos colaboradores dentro da empresa. Cabe então aos gestores, a valorização e diálogo honesto com seus funcionários para assim usufruir de melhores chances no desenvolvimento do bem-estar no trabalho e construção de um ambiente que mantenha todos satisfeitos e motivados.
Daliane Mara dos Santos Silva – Graduada em Administração pela Faculdade Futura, pós-graduada em Tutoria em Educação a Distância, atualmente Tutora Educacional da Faculdade Futura.
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