Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Reprodução)
Você sabia que problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcio entre os casais em todo o mundo? Cerca de 70% deles ocorrem por isso, perdendo apenas para a infidelidade. Isso ocorre porque, normalmente, os casais não conversam sobre o dinheiro como deveriam. Quando o fazem, acaba virando discussão e não se chega a um consenso sobre as finanças. Mas, existe uma forma ideal?
Ideal é aquilo que funciona na sua casa. De qualquer forma, existem recomendações que podem te ajudar a se organizar. O primeiro passo é conversar mais sobre dinheiro: com os amigos, com a família e, principalmente, com seu(a) parceiro(a). À medida que falar sobre isso se torne um hábito doméstico, os problemas tendem a ficar menores e mais fáceis de serem resolvidos. Lembre-se que essa conversa deve ser leve e não tem o intuito da discussão, mas sim de trocar opiniões.
O segundo passo tem a ver com autoconhecimento: definir as prioridades do casal e das pessoas, individualmente. Escreva os sonhos no papel, lembrando que, neste caso, 1+1=3. Isso significa que existem três “personagens” na vida a dois: você, seu(a) parceiro(a) e o casal. Ignorar a individualidade de cada um é transformar a vida à dois em frustração, pois as vontades individuais também têm que ser levadas em conta na gestão financeira.
A partir das prioridades, vocês devem organizar o orçamento mensal. O dinheiro será tratado como do casal ou será mantido em contas separadas? Isso não interfere, desde que o PLANEJAMENTO seja feito em conjunto e acordado entre os dois. Vocês podem manter o dinheiro separado e planejar o pagamento das contas e o quanto pouparão para os sonhos e prioridades juntos, e os dois deverão manter o plano.
Outra dica é que cada um tenha, já previsto no orçamento, uma quantia para gastar com o que quiser, sem dar satisfação. Essa é uma forma de manter a individualidade do consumo sem afetar as contas e os planos à dois.
O último passo é transformar os sonhos em metas e colocá-los no planejamento. Planos foram feitos para dar errado e serem aperfeiçoados, mas é muito mais simples ter que fazer algum ajuste no meio do caminho do que mudar completamente o rumo.
A palavra que vai garantir o sucesso do dinheiro à dois sempre será: COMPARTILHAR. À medida que vocês conversarem mais e passarem a compartilhar mais sonhos e planos, vocês conseguirão se planejar para realizá-los, tornando a vida mais rica e interessante para os dois.