Vanessa Bortolozo (Foto: Reprodução)
Ao longo dos dias, o cansaço bate e é muito comum nos sentirmos indispostos e desmotivados para os compromissos profissionais. Há vezes que, ao despertar pela manhã, pode surgir até mesmo um desespero e a vontade de desistir de tudo. Nestes momentos de desânimo, direcionar seus pensamentos para o que tem de positivo no trabalho pode te ajudar a recuperar a paixão pelo que faz.
Não pense somente nas suas obrigações
A maioria das pessoas se motivam para trabalhar pensando nas contas e responsabilidades. O que torna o seu trabalho único para você?
Você ajuda ao próximo
Pode até ser de forma bem indireta, mas lá você ajuda o próximo. Mesmo que a área de atuação da sua empresa não tenha nada a ver com ajudar as pessoas. Quando você desempenha uma atividade no trabalho, nem que seja o seu colega de equipe, você colabora com o próximo. Você ajuda e você ensina. Isso é importante para você?
Aprendizado remunerado
A gente aprende o tempo todo, e no trabalho não é diferente. Você sai todos os dias para somar experiências e, a cada vez que isso acontece, você tem uma nova chance de fazer melhor. A prática leva à perfeição. A convivência com pessoas diferentes também favorece o aprendizado. E o melhor: você recebe por isso.
Todo dia uma chance de vencer
Quando se está em um processo seletivo, o objetivo é demonstrar a própria capacidade de contribuir com a empresa e, assim, conseguir o resultado, que é o emprego. Quando já se é um funcionário, você tem todos os dias para fazer o seu melhor. Tem todos os dias para provar o teu valor e construir sua carreira. Encare os dias como oportunidades de conquistar mais.
Valorize quem é especial
A rotina de trabalho é intensa. Grande parte do seu dia você passa lá e com pessoas que são cheias de qualidades. Reconheça que as pessoas que convivem com você no trabalho podem te agregar valores. Culturas, personalidades, vivências… As pessoas carregam tudo isso consigo e transmitem a você. Confie que as pessoas ao seu redor podem e te fazem bem.
*Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas