Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Reprodução)
Último dia do ano de 2019: muita gente está na praia, está de férias ou em casa descansando. Independente de crença, passar a virada do ano de amarelo não vai garantir sucesso financeiro ao seu 2020: isso depende exclusivamente de VOCÊ (autorresponsabilidade, lembra?).
Bom, nossa dica de hoje é de como você pode traçar metas de modo mais eficiente para seu 2020, para que elas possam realmente se tornar reais na sua vida. A primeira coisa é diferenciar meta de promessa: não basta dizer “em 2020 pagarei todas as minhas dívidas e guardarei dinheiro”. Isso é apenas uma promessa e há grandes chances de nunca virar realidade. Uma meta deve ter algumas características que conversem com o nosso cérebro, dizendo que ele precisa executar ações para tornar aquilo realidade:
• Deve ser específica: você deve escrever exatamente o que deseja, com todos os detalhes possíveis (inclusive de sensações que você sinta ao realizar sua meta);
• Deve ser mensurável: você precisa criar algum instrumento para medir se está chegando perto de realizar sua meta. Por exemplo, se você quer fazer uma determinada viagem em dezembro de 2020, você pode colocar um valor que deve ter poupado até julho para isso, e depois até outubro, e assim por diante.
• Deve ser possível: sua meta pode ser ousada, mas deve ser possível. Não adianta colocar como meta que vai ficar milionário se não está nem perto dos seus primeiros 100 mil reais investidos (contar com prêmios de loteria não vale, pois isso não está sob o seu controle);
• Deve ser relevante: você tem que saber porque isso é importante para você, não importa o que as outras pessoas vão dizer;
• Tem prazo: toda meta tem dia e hora certa para acontecer. Quando será sua viagem? Quanto mais específico você colocar o prazo, melhor.
Vamos dar um exemplo de meta: “comprar, à vista, até setembro de 2020, um smartphone da marca X, com tela de 8 polegadas e câmera full HD (especificidade), pagando no máximo R$ 1500,00. Para isso, guardarei R$170,00 ao mês”.
Todas as suas metas para 2020 serão de curto prazo (dentro de 1 ano). Fora essas metas, você pode também determinar as de médio prazo (entre 2 e 5 anos) e longo prazo (de 5 a 10 anos), todas com as características citadas acima. Perceba que, escritas dessa forma, suas metas trazem quais ações você deve fazer para realizá-las. Isso faz com que VOCÊ seja o único responsável por realizar seus sonhos.
Que seu 2020 seja abençoado e cheio de realizações! Que ele venha com novas oportunidades e que você tenha coragem de assumir o controle da sua vida. Lembre-se: quem faz o ano ser bom é você!