Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Como você está hoje? Como está a sua família? O seu trabalho? A sua empresa?
Estamos completando quase seis meses de pandemia, de home office, de nova realidade, de certeza que não temos o controle de nada. Sabemos que muitos valores mudaram, nossos comportamentos e relacionamentos, o nosso trabalho, a nossa vida…
A realidade do hoje nos convida a um novo olhar para a vida e para as organizações. Precisamos de líderes com compaixão e que: “sirvam para evolução da natureza humana”, obtendo resultados sustentáveis. Assim, se faz necessário, um aumento da consciência pessoal e organizacional, e um foco que seja em resultados e pessoas ao mesmo tempo.
Precisamos discutir sobre as habilidades necessárias para uma liderança responsável e os pontos importantes a serem trabalhados nas organizações nesta nova realidade. Semana passada em um diagnóstico em um grande empresa, a equipe de RH só tinha um pedido: que o líder “olhe” para o liderado, veja o profissional como ser humano também, tenha a tão falada humanização. Temos hoje a certeza que o cada pessoa precisa se reconhecer e ser reconhecido enquanto ser único: “pessoal e profissional”. Não existe eu ser uma pessoa no meu trabalho e outra em uma roda de amigos! O que eu sou tem haver como o meu propósito aqui, e ele não muda, independente do lugar que eu estiver.
Sabemos também que as nossas conexões precisam ser verdadeiras, a vida precisa de verdade, de clareza e de equidade. Logo, é importante que a diversidade esteja presente em todos os setores, em todas as empresas. Precisamos disseminar essa ideia, porém, antes, temos que admitir que somos preconceituosos, que nos vemos enquanto diferentes, que às vezes somos intolerantes com a religião do outro, com a cultura, como a cor, o gênero, como a aparência, com a classe social… Acreditamos na maioria das vezes “na nossa verdade”.
Fazemos essa diferença inconsciente. No começo do ano, uma pessoa me contou um caso de racismo com o filho dela, e eu olhei a foto disse: ele não é tão negro! Como assim? Olha que frase repleta de preconceito! Logo eu que me acho “tão respeitosa”!
Somente a consciência nos fará melhor nesse mundo de hoje.
A pesquisa da consultoria McKinsey & Company trouxe que empresas com diversidade podem conseguir de 15% a 35% de rendimentos acima da média do seu setor de atuação.
Empresas que conseguirem disseminar a diversidade com certeza terão impactos em todos os setores, o que afeta não só os seus resultados, mas contribui para o mundo que tanto sonhamos e merecemos, um mundo melhor!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Respire e pense o quanto os seus relacionamentos respeitam o outro. No seu trabalho, o quanto há diversidade? Permita-se ser quem é, e libere o outro para isso também.
Se perceba, se conscientize de uma postura mais humana, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +
Se quiser saber os Impactos e Benefícios da Diversidade nas Organizações, teremos um encontro na segunda-feira, dia 14/09. Mais informações pelo site:
www.inspireacao.com na aba eventos.