O dilema da pandemia, revela um momento em que a população espera apreensiva pela volta à vida “normal e, em meio ao medo, a polêmica da volta às aulas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a paralisação das aulas presenciais gera uma “catástrofe geracional que pode desperdiçar um potencial humano incalculável, minar décadas de progresso e acentuar desigualdades.” Nesse sentido, o Governador João Doria, anuncia a retomada das aulas presenciais no estado para o mês de outubro. Pensando nos diferentes públicos de estudantes, desde a educação básica ao ensino superior, as crianças estariam em um grupo de maior preocupação, por terem suas experiências infantis aguçadas, além da necessidade da integração social, no entanto, quantas pessoas seriam necessárias para essa vigilância nas escolas pensando na garantia da vida?
Em termos gerais, as pesquisas sugerem que pode ser seguro reabrir escolas onde não há grandes surtos da doença, mas que seriam necessárias a manutenção das medidas de distanciamento social. Como privar a criança do contato com os coleguinhas? Estaríamos preparados de fato para esse retorno? A pandemia causada pelo SARS-Cov-2 trouxe grandes prejuízos para a saúde física, mental e até financeira de toda a população. As consequências sociais são imensas, pois o prolongado isolamento social, trouxe significativos impactos psicológicos na população com efeitos neuropsicológicos, dessa forma, nós, estudantes, do curso superior também somos afetados, principalmente, quanto aos cuidados na preservação da vida.
O problema maior está em manter a segurança de todos os estudantes, já que não temos uma cultura de cuidados. Nesse ínterim, não seria este um momento oportuno para a volta, levando-se em consideração todas as questões para a mudança na rotina da vida estudantil ainda com a presença assustadora do Covid-19.
Enfim, a volta às aulas presenciais sem a vacina, continuará com o dilema da pandemia e nós alunos, apreensivos com o ensino remoto e pela volta à vida “normal” em meio ao medo e às aflições.