Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
O ano de 2020 acelerou o uso da tecnologia em todas as áreas. Já tínhamos os recursos em mãos, mas pouco eram usados. Quando você imaginou que fóssemos nos reinventar tão rapidamente ‘on-line’?
Trabalhar, estudar, consumir e relacionar, acontecerão de novas formas. O mundo começa a ser híbrido, parte será presencial e parte será dígital. Fomos acelerados na integralidade: inteligência humana e artificial. Também tivemos a consciência que o pessoal e o profissional andam juntos, somos a mesma pessoa.
Temos aqui então, um grande problema, não estamos preparados para isso. Tanto na parte tecnológica, pois faltam profissionais, como na parte humana. Escolas se esqueceram que o principal é ser bom e íntegro, e o educar se faz com amor e cuidado e não somente para “passar no vestibular”. O ensinar é colaborativo e não competitivo, pede autonomia e não transferência de informações. Empresas se esqueceram que os profissionais são humanos e não máquinas, enquanto os profissionais se esqueceram de olhar para dentro e se responsabilizar por seu desenvolvimento.
Entramos não no novo normal, mas em uma nova era, onde temos o que acreditamos na InspireAção e temos discutido toda semana neste nosso momento: o olhar para dentro, o autoconhecimento, a descoberta das nossas luzes e sombras, do que nos leva ao nosso mais ou nos tira do nosso caminho, e a importância do agir.
Todo ser humano só quer ser feliz, e depende da sua escolha individual, sair dessa “loucura” que a dualidade traz, desse radicalismo entre: “isso ou aquilo”, “o meu ou o seu”, “o perde ou ganha”, “o profissional ou a empresa”, o “patrão ou o empregado”,” o governador ou o prefeito”, entre tantas polaridades. Você escolhe ficar assim, ou seguir na sua jornada individual do herói, em sintonia com o todo. Nessa jornada, a sua evolução acontece com o aumento da sua consciência, olhando para os seus valores, que o faz bem.
Cada indivíduo que desperta, influencia a sua família, a empresa a qual faz parte, o seu meio, o todo.
As empresas hoje precisam sair da era da produtividade e do chefe, para a era da produtividade saudável e do líder humanizado.
Como já falávamos, e essa semana ouvi do professor Gil Giardelli: “antes acreditávamos que as empresas deviam engrenagens, hoje temos a certeza que devem ser ecossistemas, não adianta uma área estar bem e a outra não”.
Você está preparado para o futuro? Responsabilidade ambiental, social e entrega de valor para o mundo são essenciais. Todos fazendo o “certo porque é certo”.
Luiz Fernando Lucas, autor o livro “A era da Integridade”, afirma que o profissional precisa estar conectado com a mesma busca de valores que a empresa: “Diferentemente de outros momentos da história, uma era não é mais definida por fatos temporais externos ao Ser, mas, sim, por uma escolha consciente do Ser, individual e coletiva. Bem-vindo à Era da Integridade.”
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Qual escolha você pode fazer hoje para a construção do mundo que queremos e merecemos?
Comece por você, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos? Porque junto somos +
Receberemos o autor Lucas no nosso Momento IA, na segunda-feira dia 05 de outubro, para falarmos da importância da Cultura de Valores, com integridade e consciência. Informações e inscrições pelo site: www.inspireacao.com, na aba eventos.