Caros celebrantes do Natal, muita paz e alegria à todos.
Por graça de Deus recebemos o primeiro Natal ( de Belém) e também por graça de Deus chegamos à Festa do Natal neste ano difícil com muitas crises: sanitárias, social, econômica e política.
O importante é não perdemos a esperança em Deus. Eu creio que a Festa do Natal pode nos ajudar para alimentar não só o nosso corpo mas também a nossa vida interior.
No Natal somos chamados a comemorar e contemplar este acontecimento: o Nascimento do Filho de Deus nesta terra santa( cf. Gl 4,4). Este mistério tem muitos significados para nós, mas eu quero apenas lembrá-vos de que ele expressa muito a bondade de Deus para cada um de nós. Por que Deus tomou essa iniciativa para enviar seu Filho à este mundo? É porque Ele é bom, nos ama e quer o nosso bem. Jesus não veio para nos condenar para nos salvar do egoísmo, das injustiças, da morte e do pecado. Jesus veio nos conduzir à vida fraterna. Ele não só ensinou, mas viveu: Ele ensinou a dar a vida pelo próximo, partilhando dos seus problemas e buscou sempre fazer o bem aos irmãos. Eis uma das grandes lições que Jesus nos ensinou: a solidariedade com os irmãos.
Celebrar o Natal é acolher Jesus, seu ensinamento em nossa vida do dia a dia. Diante desta certeza de que Deus nos ama em Jesus Cristo, somos convidados a fazer diariamente a experiência do amor gratuito e solidário com os irmãos mais necessitados.
E por último, em nossas orações, sejamos neste Natal solidários com milhares de famílias que estão sofrendo pelas mortes de seus entes queridos neste ano de pandemia, para que estas famílias enlutadas tenham o verdadeiro consolo do Menino Deus em suas famílias.
Deus vos abençoe com um feliz e um abençoado Natal com Cristo Jesus.
Com carinho.