Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Acredito que muitos já conhecem esse conto, porém, quando se fala em autovalorização ele nos faz refletir muito: “Era uma vez um especialista que foi chamado para solucionar um problema com um computador de grande porte e altamente complexo... Um computador caríssimo. Sentado em frente ao monitor, pressionou algumas teclas, balançou a cabeça, murmurou algo para si mesmo e desligou o computador. Tirou uma chave de fenda de seu bolso e deu volta e meia em um minúsculo parafuso. Então, ligou o computador e verificou que tudo estava funcionando perfeitamente. O presidente da empresa se mostrou surpreendido e ofereceu pagar a conta no mesmo instante: __ Quanto lhe devo? - perguntou. __ São R$ 1 mil, por favor. __ R$ 1 mil? Por alguns minutos de trabalho? Por apertar um parafuso? Eu sei que meu computador é muito caro, mas R$ 1 mil é um valor absurdo! Pagarei somente se receber uma nota fiscal com todos os detalhes que justifique tal valor. O especialista balançou a cabeça e saiu. Na manhã seguinte, o presidente recebeu a nota fiscal, leu com cuidado, balançou a cabeça e saiu para pagá-la no mesmo instante sem reclamar. A nota fiscal dizia: Serviços prestados: Apertar um parafuso R$ 1,00 Saber qual parafuso apertar R$ 999,00.”
Todo produto ou serviço tem um valor. Geralmente, este valor é estabelecido pelo mercado. A valorização de um profissional no mundo do trabalho, por sua vez, depende de seus conhecimentos, habilidades e atitudes (competência), os quais irão diferenciá-lo dos demais. O processo de desenvolvimento profissional também passa pela autovalorização, que significa atribuir valor a si mesmo através de qualidades e méritos, que são requisitos imprescindíveis para se obter êxito na carreira. Os mais importantes pontos de motivação para promoção da autoestima profissional é gostar do que faz e se sentir realizado com o desempenho das atividades. Aliado a isso, é esperado também que o profissional esteja sempre em busca de novos conhecimentos visto que o processo de aprendizagem sempre é renovador. Esses fatores formam um diferencial competitivo que naturalmente desperta a autovalorização.
No dia a dia de grande parte das empresas os resultados do trabalho de uma pessoa, embora muitas vezes árduo e de fundamental importância para o bom êxito de uma equipe, frequentemente não são notados ou valorizados como esperado. Caso o profissional não tenha de maneira espontânea um feedback do seu líder ou clientes, ele mesmo pode buscar isso, perguntando a cada um deles sobre a percepção deles sobre o seu trabalho. O importante mesmo é fazer sempre bem e cada vez melhora a sua atividade.