Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Sempre é uma alegria estar com você aqui no nosso espaço InspireAção. Este é o nosso primeiro encontro do ano e quero lhe desejar um FELIZ 2021!
Vamos começar hoje explorando a palavra feliz.
Feliz é um adjetivo que vem do latim, felix, que quer dizer “fértil”, “fecundo”.
Logo, nosso desejo para você, é que seu ano seja de muita produção no amor e na verdade. Lembrando que para chegarmos ao amor é necessário passar pela verdade, sair do tão famoso ego que nos tira do nosso caminho, nos faz querer parecer o que não somos, nos faz sofrer quando nos comparamos ao outro, quando achamos que títulos, fama, são sinônimos de felicidade; quando achamos que nossa felicidade está fora.
O filósofo Aristóteles, discípulo de Platão, dizia que todas as nossas ações buscam sempre o bem, e que o bem está nas nossas virtudes, está na felicidade, que é o “bem supremo”. Ele afirmava que para o ser humano ser feliz é preciso que ele viva de acordo com a sua própria natureza.
Para isso, assegurava que todos podemos produzir as nossas virtudes, que são os nossos verdadeiros poderes, e dividia as virtudes em aquelas que podemos aprender e aquelas que são conquistadas pelas nossas atitudes, pelos nossos hábitos, pela prática.
Portanto, desejo que neste ano novo possamos praticar boas ações. Vamos parar de criticar, de falar do outro, de se magoar pelo outro! Aliás, ninguém nos magoa; somos nós mesmos que fazemos isso. Conta uma história que um mestre foi muito ofendido em uma de suas palestras e nada fez, nada respondeu. Um dos seus discípulos que estava na plateia, indignado, foi falar com ele, o questionando-o por que ele não havia se defendido. O mestre, com toda calma, lhe perguntou: “Se alguém lhe dá um presente e você não aceita, ele é seu ou da pessoa?”. O discipulo respondeu: “Da pessoa”. Então, o mestre disse: “Essa é uma das maiores lições para ser feliz: nada chega a ti se você não se abrir para isso, não aceitar isso. Tudo são suas escolhas, tudo está nas suas mãos.
Assim, começamos o nosso ciclo novo aqui renovando o convite para vivermos a nossa natureza, que aqui na InspireAção, chamamos de termos a “liderança integral”. Vamos ser líderes da nossa vida!
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Como sugestão para reflexão sobre quem seremos este ano, trago uma passagem do livro A arte de Viver - O manual clássico da Virtude, Felicidade e Sabedoria, do grande filósofo do Estoicismo, Epicteto:
“Você quer ser invencível? Então não lute com as coisas sobre as quais você não tem verdadeiro controle. Sua felicidade depende de três coisas que estão todas sob seu poder: sua vontade, suas ideias a respeito do acontecimento em que está envolvido e o uso que você faz de suas ideias. A autêntica felicidade é sempre independente de condições externas.”
Resumindo, pergunte-se: Quem sou eu? Qual a minha verdadeira natureza? Para aonde vou em 2021? E faça o que tem que ser feito! 2021 está em suas mãos!
Seguimos juntos no amor, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +