Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Você sabe o que é empatia? Muito se fala sobre essa habilidade comportamental, mas muitas pessoas não sabem o que, de fato, ela representa e como ela é importante no ambiente de trabalho.
Vamos mostrar o que é empatia, qual é a sua importância no ambiente corporativo e listar algumas dicas para que você consiga se tornar uma pessoa empática e colha os frutos que esta habilidade pode lhe trazer.
O que é empatia?
É bem simples. Podemos definir empatia como a habilidade de compreender outras pessoas.
Uma pessoa empática consegue lidar melhor em qualquer situação, porque tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com ele.
Empatia é muito mais do que solidariedade, é uma habilidade que quando aplicada se propaga e é uma característica presente nos principais líderes do mercado.
No meio corporativo, exercer a empatia é uma forma de lidar com colaboradores e superiores tendo uma conexão verdadeira e eliminando conflitos.
Por que praticar a empatia?
Imagine um mundo onde todos são egoístas, já pensou como seria? A partir do momento em que vivemos em sociedade, temos o dever de lidar com outras pessoas, não há saída!
E a melhor forma de lidar com os outros é através da empatia, da capacidade se colocar no lugar de outras pessoas e entendê-las.
Ao contrário do que muitos pensam, a empatia não tem nada a ver com a servidão, com a falta de opinião ou controle sobre situações.
Ser empático não significa concordar com tudo, aceitar tudo e ser refém de outras pessoas. Uma pessoa empática consegue entender e respeitar os pontos de vista dos outros para expor as suas opiniões.
No ambiente de trabalho, estamos lidando com pessoas com as quais não convivemos o tempo todo e que, na maioria das vezes, não temos e nem criaremos nenhum laço afetivo, porém isso não diminui a importância destas pessoas em nossas vidas.
A empatia no meio corporativo é essencial para relações de trabalho saudáveis e a possibilidade de melhores resultados para uma empresa.
Uma equipe formada por pessoas empáticas tende a se entender melhor e a compartilhar opiniões com mais facilidade, chegando a um denominador comum para novas ações.
Além disso, ao sermos empáticos com os outros, também somos tratados com empatia, gerando um sentimento de bem-estar e gratidão, e isso é importantíssimo para nossa qualidade de vida.
Como ser uma pessoa empática?
Uma pessoa empática geralmente possui algumas características que permitem o desenvolvimento dessa habilidade, como por exemplo:
Tem vontade de ajudar os outros
É bastante carinhosa e sensível com outras pessoas
Buscar respeitar outros pontos de vista
Não costuma julgar outras pessoas
Se reconheceu em alguma dessas características? Bom, de qualquer jeito, como dissemos lá em cima, a empatia é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida.