Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Caro leitor, é uma alegria receber você aqui no nosso espaço InspireAção.
Como temos o propósito de juntos fazermos o Brasil que queremos e merecemos, resolvi, diante dos acontecimentos desta semana, trazer novamente a reflexão sobre a forma que negociamos todos os dias.
Quantas vezes você se sentiu lesado? Comprou um produto que não tinha qualidade pagando um preço alto ou contratou um serviço com um mau atendimento? Péssimas experiências, concorda?
Alguém pode ter lembrado agora também de ótimos negócios. Comprou uma casa pagando metade do preço de mercado? Contratou um jardineiro pela metade do preço? Ou quem sabe, negociou a mensalidade da escola do filho tendo um desconto superior aos outros? Negociou o valor das compras dos artigos da construção da sua casa pagando o preço que você achou que deveria? Saiu rindo e feliz?
Você tem consciência que em todos esses casos fez péssimas negociações? Isso! Em todos! Até no qual você acredita que levou “vantagem”!
Já parou para pensar que aquele jardineiro cuidou com todo amor do seu jardim e ganhou pela metade da sua dedicação? Será que na compra do material de construção que você tanto “negociou” a empresa lucrou ou somente atendeu ao seu desejo? O vendedor ficou feliz com a comissão, ou teve que abrir mão dela somente para atendê-lo? Será que a escola paga o custo com o valor da mensalidade que você conseguiu? E como está a pessoa que vendeu o seu imóvel com um preço tão baixo?
Não devemos negociar, então? Sim! Devemos e fazemos isso em todos os momentos. Negociamos com o filho sobre o seu tempo jogando ou sobre hora que vai voltar da baladinha, com o marido ou esposa sobre o local do almoço.
Porém, para que a verdadeira negociação aconteça e gere bons frutos é necessário ser vantajosa para todos os lados. Antigamente usávamos a expressão: “a boa negociação é a do ganha x ganha”.
Hoje usamos: “a boa negociação é a do ganha x ganha x ganha”.
Nosso resultado individual impacta o todo, acredite! Se queremos um país melhor, um mundo melhor, temos que começar por nós e continuarmos esse ciclo de aumento de consciência por puro amor em tudo que fazemos.
Lembre-se da causa e efeito, da ação e reação.Tudo se equilibra na vida em algum momento. Essa é a lei da Natureza. Colhemos o que plantamos. Pelo olhar da Ciência, é uma das leis da Física: “Para toda ação existe uma reação de força equivalente em sentido contrário”.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Quais negociações você fez esses dias? Elas foram justas? Se alguém foi prejudicado é melhor você voltar e refazer isso. Lembre-se do ditado: “antes tarde do que nunca”?
Negocie de forma justa no hoje, para ter as consequências que espera no seu amanhã. Ganha você, ganha o outro, ganha o todo. Essa é a regra do mundo que queremos e merecemos.
Seguimos em busca do eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +