Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia leitor! Tudo bem com você? Sabe aquela sensação que você trabalha, trabalha, trabalha e não sai do lugar? Já se sentiu estagnado na sua profissão? Ou então no seu salário: você sente que não evolui? Pois é, isso realmente pode estar acontecendo na sua vida e, ao contrário do que muitos falam por aí, não é sobre a crise, ou sobre qualquer outra força externa. O seu maior inimigo mora dentro de você: é o seu mindset.
Vamos explicar o que é isso e como ele influencia nas suas tomadas de decisão diárias. O mindset é a mentalidade que você tem sobre determinada área da vida e, nesse caso, estamos falando de sucesso, dinheiro, trabalho, inteligência, aprendizado. Ele é tão importante porque é ele quem vai influenciar e te guiar nas suas escolhas, te levando a ter resultados positivos ou negativos. Essa configuração do nosso cérebro é formada na nossa primeira infância (mais ou menos até 8 anos de idade) de forma automática e fica guardada lá no nosso subconsciente, influenciando nossos comportamentos. Portanto, depende de tudo o que você viu, viveu e ouviu quando ainda era uma criança.
Nós temos dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Não é sobre o nível de inteligência que você tem, mas sim no que você ACREDITA que pode aprender ou evoluir em todas as áreas da sua vida. As pessoas de mindset fixo são aquelas que NÃO ACREDITAM no esforço: ou você nasceu talentoso ou não; ou você nasceu inteligente, ou não. Ou você tem determinadas habilidades ou não. Esse tipo de mindset vai ATRAPALHAR o seu sucesso e a sua forma de ganhar dinheiro, porque ele vai LIMITAR seus esforços e dedicação em relação aos seus sonhos. Pessoas de mindset fixo não tentam, não encaram desafios, não se esforçam para aprender algo novo. O que dá certo é culpa do seu talento nato ou de sorte. O que dá errado, era porque “não era para ser”. Estão sempre atribuindo a responsabilidade do que deu errado para outras coisas: outras pessoas; signos; crises; etc.
Já o mindset de crescimento é aquele em que as pessoas acreditam serem capazes de aprender qualquer coisa: a inteligência NÃO é nata, ela é construída. Essas pessoas estão muito mais abertas ao novo, encaram novos desafios, tentam aprender com os erros, propõem soluções – se esforçam para fazer algo dar certo. Quando algo dá errado ou não vai bem, essas pessoas são capazes de analisar seus erros e tentar novos caminhos. Elas se relacionam melhor porque se esforçam para fazer dar certo: o trabalho, os relacionamentos, a vida. Não acreditam em “sorte”, acreditam que oportunidades se criam e que sucesso é resultado de dedicação. Não paralisam diante de resultados ruins: analisam o que podem fazer para dar certo na próxima vez. Pessoas assim não tem medo de tentar e seu maior prazer é estar em desenvolvimento, se sentir aprendendo a cada dia.
Além do mindset fixo ou de crescimento, que vão guiar seus comportamentos e decisões diárias, há também as crenças que você tem sobre o dinheiro, que podem ser positivar ou negativas. Se você acreditar que dinheiro é algo ruim ou o grande “mal” do mundo, você dificilmente vai se esforçar para conseguir dinheiro. Se você nutre um sentimento de aversão à riqueza porque acredita que pessoas ricas são más, ou egoístas, ou injustas ou são culpadas pelos males da sociedade, você tampouco vai se esforçar para ser rico também.
É claro que apenas o mindset não vai te fazer alcançar a riqueza: você precisa guiar suas AÇÕES. A boa notícia é que dá pra mudar de mindset fixo para de crescimento. A má notícia é que você precisa QUERER fazer isso e vigiar suas decisões e pensamentos diariamente. Não é fácil, nem rápido: é preciso dedicação – como tudo na vida. Faça uma análise sobre o tipo de postura que você tem diante da vida e perceba de que lado você está. Às vezes, uma decisão muda tudo: nós decidimos ser eternos aprendizes. E você?