Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja bem-vindo aqui ao nosso espaço InspireAção. Sempre é uma alegria receber você aqui.
Hoje, continuamos a nossa reflexão sobre o desenvolvimento humano. Falaremos sobre a psicologia e para isso pedi a ajuda do meu amigo, o psicólogo Murilo Martins Marcos, que trouxe dois pontos importantes para nós: o papel da Psicologia e quando você deve procurar terapia.
É importante nos atentarmos a especialidade de cada profissional. Nos trabalhos que desenvolvemos de liderança integral, o foco é enxergar cada cliente em sua singularidade e trazer a melhor experiência, portanto, terapia é uma das soluções que sempre aparece como uma possibilidade. Os resultados são incríveis, aliás, não só na vida dos nossos clientes, como na minha vida também.
Então, vamos conhecer um pouco sobre nas palavras do Murilo?
1. O papel da psicologia
A inserção da psicologia na sociedade é fundamental para entender como o ser humano constrói sua história, quais são as suas expectativas para o futuro, qual a sua relação com o passado e, o que ele está vivenciando e construindo no presente. Deve-se esclarecer que o Psicólogo busca auxiliar o indivíduo a se compreender, podendo trabalhar a relação do mesmo com a sua história, suas expectativas, bem como suas relações sociais.
Ao tratar-se especificamente do desenvolvimento humano, a psicologia direciona seus preceitos para o estudo científico das mudanças relacionadas à idade ao longo da vida humana, pois reconhece que os seres humanos de todas as sociedades e culturas estão em constante processo de mudança e adaptação. As pessoas passam por muitas mudanças ao longo de suas vidas. Os psicólogos se esforçam para entender e explicar como e por que as pessoas mudam. Embora muitas dessas transformações sejam normais e esperadas, elas ainda podem representar desafios que as pessoas às vezes necessitam de assistência extra para gerenciar ou aprender a lidar.
Compreendendo melhor como e por que as pessoas mudam, esse conhecimento pode ser aplicado para ajudá-las a alcançar todo o seu potencial. Compreender o curso do desenvolvimento humano normal e reconhecer problemas potenciais desde o início é fundamental, porque os problemas não tratados podem levar a dificuldades como depressão, baixa autoestima, frustração e baixo rendimento escolar/acadêmico, entre outros.
2. Quando buscar pela terapia
É de suma importância quebrar o pensamento errôneo de que um indivíduo só deve procurar a ajuda de um psicólogo quando está em estado de “loucura”, tal visão não é verídica, pois o papel do psicólogo na sociedade é justamente de promoção e prevenção da saúde. Apesar de vivermos em uma sociedade mais aberta, ainda é tabu para muitas pessoas buscarem um especialista em saúde mental, o que faz com que muitos adiem a busca por uma psicoterapia. Ideias equivocadas sobre o papel do psicólogo ou que um bate papo com um amigo possa ter o mesmo efeito, fazem com que as pessoas cheguem ao profissional tardiamente, o que pode dificultar o trabalho preventivo.
Algumas perguntas feitas a si próprio podem ajudar a identificar o momento de buscar uma terapia, tais como:
- Sinto que atualmente as pessoas ao meu redor não me entendem?
- As coisas na minha vida parecem não se encaixar?
- Não tenho mais vontade de fazer coisas que eu costumava gostar?
- Sentimento de tristeza, ansiedade, estresse ou desânimo tem se tornado mais frequente?
- Minha vida profissional está complicada ou não evolui como eu gostaria?
- Tenho tido dificuldades nas minhas relações familiares, profissionais ou com os amigos?
- Vivencio medos excessivos, manias ou venho apresentando comportamentos alterados?
Responder sim a qualquer uma dessas questões acima justifica a busca por uma psicoterapia, sobretudo para aprender a entender o que vem ocorrendo e desenvolver habilidades para mudar isso.
É importante comentar que a psicoterapia dentro da psicologia apresenta diferentes tipos de abordagens e metodologias, sendo as mais conhecidas a psicanálise, a terapia comportamental e a TCC (terapia cognitivo-comportamental). Cada abordagem e tratamento psicoterapêutico se desenvolveu ao longo do tempo e carrega consigo seus próprios conceitos e ferramentas. Desse modo, não se pode apontar se existe uma linha mais ou menos efetiva, pois todas são guiadas pelo mesmo propósito: o de ajudar o paciente na compreensão e resolução de seus conflitos. O que muda de uma abordagem para a outra é apenas o caminho percorrido, ou seja, a forma como o terapeuta vai olhar para o seu paciente e trabalhar o problema apresentado.
Finalizo dizendo que todos deveriam experienciar a psicoterapia como forma de obter maior autoconhecimento, aprendendo a lidar com as suas emoções e desenvolver o melhor de si. Sendo assim, a psicologia pode contribuir e muito para o seu auto desenvolvimento, direcionando-o para o caminho “mais feliz” da vida.
E como o nosso foco é progredir, vamos juntos?
Você já fez terapia? Reflita sobre tudo de bom que ela lhe trouxe.
Lembre-se que em cada situação desafiadora podemos pedir ajuda, faz parte, faz bem!
Não hesite em procurar algum profissional. Todos os caminhos que nos auxiliam no nosso autoconhecimento são importantes.
Seguimos no nosso caminho desenvolvimento, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um Mundo Melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +