Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
A geração Z no mercado de trabalho já representa uma importante parte da mão de obra ativa no Brasil e no mundo. Trata-se de uma geração de trabalhadores altamente conectados ao mundo digital, que possuem uma comunicação própria e são bastante inclinados a desafios, novos projetos e até ao empreendedorismo, o que pode ser revertido, se bem trabalhado, para o intraempreendedorismo.
Características da geração Z no mercado de trabalho
Os profissionais da geração Z possuem algumas competências socioemocionais valiosas para o mercado de trabalho atual, como o pensamento rápido. Eles também são bastante ágeis e criativos, além de proativos.
Também podem executar com facilidade várias atividades ao mesmo tempo, conseguem lidar muito bem com situações não previstas e são bastante positivos diante das dificuldades.
Outro comportamento positivo da geração Z é que essa é uma turma bastante aberta à diversidade e que sabe trabalhar bem em equipe. Em contrapartida, pode apresentar dificuldades para lidar com a hierarquia verticalizada, é pouco adepta à rotina e ao cumprimento de horário fixo. Também prefere se dedicar a mais de um trabalho ou projeto, pois assim se sente mais motivada.
Além disso, os jovens da geração Z no mercado de trabalho possuem algumas características muito fáceis de identificar.
· nômades digitais;
· imediatistas;
· multitarefas;
· têm comunicação virtual;
· interativos;
· têm forte tendência ao empreendedorismo;
· independentes;
· capazes de absorver múltiplas informações;
· desapegados e individualistas.
As pretensões da geração Z no mercado de trabalho
A interatividade com os recursos ligados à tecnologia é bastante natural para os profissionais da geração Z, pois eles já nasceram ambientados ao mundo digital e, por isso, são pessoas altamente conectadas.
Esses jovens têm uma forte tendência ao empreendedorismo, ou seja, podem investir em um negócio próprio e ter bastante sucesso nessa área. Eles estão sempre em busca de novos desafios, e, para isso, se colocam em movimento. São altamente dinâmicos, inovadores e também criativos.
Diante de todas essas características, fica evidente que esses profissionais buscam desafios constantes, não têm medo de arriscar e, até mesmo, de mudar de emprego de tempos em tempos.
Os jovens da geração Z no mercado de trabalho buscam:
· flexibilidade de horário;
· liberdade para propor projetos e defender ideias;
· boas experiências;
· oportunidade de contribuir com a sociedade;
· possibilidade de crescimento profissional;
· desafios que possibilitem o aumento do conhecimento;
· integração com equipes;
· contato com a tecnologia;
· bons benefícios.
*Vanessa Bortolozo é jornalista e especialista em Gestão de Pessoas