Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia, querido leitor! Quanto tempo, não é mesmo? É com muita alegria que anunciamos a volta da nossa coluna semanal! Precisamos dar uma pausa por causa dos negócios, mas retomamos nosso encontro por aqui. E para recomeçar com chave de ouro, que tal falarmos do planejamento do final do ano? Estamos no mês de agosto e essa é uma época ótima para ajustar a rota financeira e terminar o ano de 2021 sem preocupações financeiras.
Parece que o final do ano já está perto, mas ainda tão longe... como diria a música: “nem tão longe que eu não possa ver, nem tão perto que eu possa tocar”. Pois saiba que, daqui até dezembro, existirão infinitas possibilidades de gastar todo seu dinheiro e fazer escolhas que vão te levar àquele mesmo desfecho de sempre: usar o 13° salário para pagar dívidas, ficar enrolado no cartão do crédito, não saber o que fazer para pagar as despesas do começo do ano... Todo ano é a mesma coisa e, se você não começar a se planejar agora, sua vida financeira pode ficar realmente bagunçada para começar 2022.
Ainda teremos muitas datas para trocar presentes ou aproveitar promoções: dia das crianças; Black Friday, natal... Mas, ainda dá tempo de se preparar para tudo isso. Começaremos com uma dica de ouro: ADIANTE suas compras de final de ano. É isso mesmo: deixar para comprar presentes ou até mesmo itens de decoração natalinos costuma ficar mais caro nas vésperas da comemoração. Setembro costuma ser um mês com ótimos preços e boas oportunidades de descontos. Por isso, se planeje e antecipe o que conseguir.
A segunda dica é sobre os parcelamentos do cartão de crédito: tome muito cuidado com eles! Essa é uma época que nós, aqui em casa, começamos a evitar as compras parceladas. Isso ocorre porque preferimos manter nosso orçamento flexível, e não gostamos de começar um novo ano com o cartão pendurado do ano anterior. Como estamos em agosto, é sempre bom você pensar nas compras parceladas e como isso afetará sua vida futura. Evite fazer mais do que três parcelas e pense bastante nas suas compras, para tomar decisões mais assertivas.
A terceira dica é sobre as despesas do início de 2022: faça chuva ou faça sol, elas estarão lá! IPTU, IPVA, licenciamento, material escolar, rematrícula dos filhos, pagamentos de anuidade de conselhos profissionais...são inúmeras despesas que ocorrem entre janeiro e abril de todos os anos. Saiba que a hora de planejar tudo isso é agora: faça um levantamento de tudo o que você precisará pagar e se organize para poupar algum dinheiro todos os meses. Se for necessário, reserve seu 13° salário para ajudar nesse montante.
E lembre-se sempre: se não puder gastar, NÃO GASTE. O final de ano é sempre uma época muito encantadora, que nos convida a gastar mais. NÃO é errado comprar presentes ou comemorar com a família, desde que isso não comprometa os próximos quatro ou cinco meses da sua vida. Se organize, use a criatividade e tente tomar decisões menos emocionais, para que elas sejam mais assertivas. Seu eu do futuro (aquele que vai ter que arcar com todo esse sufoco do início do próximo ano) agradece! Nos encontramos aqui, na Coluna Dinheiro à Dois, todas as terças-feiras. Até a próxima!