Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Que vontade de abraçar, beijar, apertar a mão! Somos brasileiros e adoramos esse contato físico. Mas o que a pandemia nos obrigou? A trocar a forma de fazer isso. Para chegarmos ao objetivo de cuidar da saúde, tivemos que adaptar alguns pontos da nossa cultura e o cumprimento foi um deles. Criamos novas formas de fazer e divulgar, cuidamos, para que essa nova cultura fosse implantada. Sabemos que em diferentes países, regiões, estados isso acontece de forma diferente.
Já faz mais de um ano, e ainda às vezes nos esquecemos e nos abraçamos. Outro dia entrei em uma loja sem máscara! Apesar do risco que sabemos ter, alguns pontos dessa cultura não conseguimos assimilar em pouco tempo.
Assim também é a cultura que temos na nossa família; assim também é a cultura organizacional.
Toda empresa, mesmo que não esteja declarada, tem uma cultura, e ela é a base dos resultados. Ela não é criada, é construída desde o nascimento da corporação.
Empresas como o Google, Natura, Netflix, entre tantas outras, trabalham de forma estratégica nesse ativo, com todos os stakeholders, e essa é a alavanca do sucesso. Isso é vivido em todas as experiências.
Claro que gerenciar isso não é fácil, não é algo simples ou tangível em pouco tempo. É sempre uma jornada.
Chiavenato (2005) traz a cultura organizacional como a forma pela qual a empresa aprendeu a encarar o ambiente. Envolve um sistema complexo de valores, mitos, crenças, comportamentos. É a forma que ela se torna única.
Edgard Schein, referência no assunto, diz que ela é “um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração.”
Lembrando que, como a singularidade de cada um de nós, as empresas também são únicas e para cuidarem desse ativo é necessário tempo, dedicação e envolvimento de todos no sistema. Aqui têm seis passos importantes:
1. Decisão - determinar o que queremos;
2. Analisar - ouvir todos de forma holística.
- Quais os valores atuais e desejados da empresa?
- Quais os valores das pessoas?
- Qual a taxa de entropia cultural?
- Quais os níveis de alinhamento?
3. Alinhar - alinhar com a alta liderança qual cultura precisamos para desenvolver a estratégia e traçar as diretrizes.
4. Construir - desenhar a experiência em conjunto envolvendo todos nos planos de ações, definindo cada papel e validando cada um.
5. Executar - incorporar a nova cultura, passo a passo.
6. Mensurar - acompanhar o processo.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Olhar e alinhar a cultura não é somente o alicerce do sucesso de grandes empresas, é do nosso país, da nossa cidade, da nossa família.
Analise os seus valores e crenças, as regras, os comportamentos, o ambiente e os símbolos. Esses criam a nossa cultura, a nossa essência.
Para um trabalho com a sua empresa, é necessário ter tempo, paciência, coragem e anos, pois trabalhamos o tangível no intangível, passo a passo. Do micro ao macro e do macro ao micro. Cultura na vida, na empresa, na base de tudo!
Cuide, cultive, cresça, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +