Grazi Cavenaghi (Foto: Divulgação)
Seja bem-vindo ao nosso espaço de troca neste sábado! Sempre é uma alegria receber você aqui.
Trago hoje a reflexão sobre a Ética na nossa construção. Sei que a discussão é abrangente, que nunca foi tão importante falar sobre ela no sentido amplo do seu significado, do micro ao macro.
Segundo Aristóteles, quanto mais exercer a Ética, mais próximo da felicidade, mais contemplação ao mundo que vivemos.
Em uma tradução mais livre, do cotidiano, podemos dizer que a Ética é uma forma de enxergarmos a vida, na nossa relação com as pessoas, sempre buscando o bem do ser humano, da vida, da sobrevivência da espécie.
Ela não se ensina, é um processo de reflexão, onde cada um assume voluntariamente esse processo. Ela se constrói quando nos perguntamos: isso é certo? Permeia todos os pontos: coloquial, filosófico, espiritual, religioso, etc.
Ela é sempre a nossa busca, é quando nos humanizamos com o outro.
Porque ela nos humaniza nas relações? Porque a cada troca, a cada escuta, aprendemos o outro, e nos refazemos. Ela é subjetiva, mas não abstrata, se faz e se refaz no ambiente, na cultura, na troca. Envolve os estudos de aprovação e desaprovação dos homens, as considerações sobre o que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.
É a construção, assim como os ciclos da vida, assim como as cidades vão se reconstruindo e nunca deixam de ser cidades. A Ética também, sempre é Ética, sem perder a sua simbologia, o seu histórico, nos acompanha e nos faz evoluir. Nos permite a revisão dos nossos relacionamentos pessoais e profissionais.
Penso, que quanto mais consciência o homem tem do seu círculo vicioso, passando para ciclos virtuosos, mas a humanidade caminha em prol do bem maior, do bem da espécie.
Como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Fica o convite para a nossa reflexão da Ética como construção do ser humano na vida pessoal e profissional.
A Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes (Sá, 2000).
Vamos explorar essa ciência?
Assim, como afirma Edgar Morin, podemos pensar:
- na Ética do indivíduo com ele mesmo;
- na Ética para com a sociedade;
- na Ética para com a espécie.
Então, viva sendo ético, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores e um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +