Graziele Delgado e Evandro Valereto (Foto: Arquivo Pessoal/ A Cidade)
Bom dia, caro leitor, tudo bem? Esperamos que sim! No artigo de hoje vamos refletir sobre a mentalidade do consumo e porque economizar é tão difícil para tantas pessoas. Não é à toa que quase 70% da população brasileira está endividada, e já comentamos inúmeras vezes o quanto isso é prejudicial não só para o bolso, mas carrega uma série de consequência negativas como conflitos familiares, problemas de saúde, aumento de ansiedade e até desequilíbrios no sono.
Para tentar melhorar a sua relação com o dinheiro, queremos te provocar com a pergunta: porque você compra? Já parou para pensar em todos os itens que você compra todos os dias e se perguntou PORQUE? Será que você consome para fugir de outros problemas mais complexos, como a frustração com sua vida profissional ou com seu relacionamento?
Queremos deixar aqui como indicação dois livros: Porque fazemos o que fazemos, do Mário Sérgio Cortella e o livro Comece pelo porquê, de Simon Sinek. Ambos, em perspectivas diferentes e complementares, questionam o por quê por trás das nossas decisões. E acredite: por trás de cada item que você compra existe um por quê bem definido: necessidade, status, conforto, poder, ser aceito socialmente, frustração, etc. Diagnosticar esses porquês pode te ajudar a reestabelecer algumas crenças em relação ao dinheiro e tomar decisões mais assertivas de consumo.
Queremos te desafiar: abra sua fatura do cartão de crédito e comece a questionar o por quê de cada compra. Será que você se lembra de todas elas? Será que está usando tudo isso? Tem algo encostado no armário? Grife de canetas com cores diferentes: o que foi realmente necessário, o que foi algo supérfluo, o que você nem se lembra mais...
Agora vamos pensar no contrário: quando você imagina uma vida bacana, a vida dos seus sonhos... certamente, ela é impactada por dinheiro, certo? Grande parte dos seus sonhos tem um pilar financeiro envolvido. Vamos começar a pensar no que você pode fazer agora para construir essa vida? Começar a poupar é um dos caminhos? Então vamos nos questionar: PORQUE você quer poupar dinheiro? Quais sonhos seriam possíveis de realizar se você ganhasse mais dinheiro ou conseguisse gerir melhor suas finanças?
Poupar não é só uma questão matemática: é necessário sermos capazes de driblar nosso emocional. Questionar nossos porquês o tempo todo nos ajuda a ganhar mais resistência na hora das tentações da compra. Deixamos esse desafio para você: questione o seu PORQUE, e perceba que a vida não é apenas pagar boletos. Excelente semana!