Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
Vamos conferir algumas dicas essenciais que você deve começar a colocar em prática o quanto antes se quiser elevar os seus níveis de inteligência emocional.
Gerencie as suas emoções negativas
É muito fácil se deixar levar por emoções negativas, não é mesmo? A partir do momento em que aprender a lidar com essas emoções no ambiente profissional, com certeza o seu dia a dia de trabalho será mais leve e menos sobrecarregado.
Quando alguém ou determinada situação estiver te incomodando, evite tirar conclusões precipitadas e já focar no lado ruim. Tente observar o que está acontecendo de maneira objetiva e sob diferentes perspectivas. Não fique remoendo, busque soluções!
Uma dica valiosa é praticar a atenção plena. Isso pode te ajudar bastante a focar no que importa e estar presente.
Comunique-se de forma clara e persuasiva
Pessoas emocionalmente inteligentes focam em se tornarem boas comunicadoras no ambiente de trabalho. Elas se afastam de uma comunicação agressiva ou passiva e são capazes de colocar as suas opiniões na mesa sem faltar com o respeito.
Em um exemplo prático no qual a reunião com o seu chefe é muito ruim, pare e pense no que provocou isso e como você pode trabalhar para que os mesmos problemas não se repitam. Ao ser capaz de identificar o que não está ocorrendo tão bem, você tem maior probabilidade de abordar o conflito de uma maneira mais inteligente.
Ser um bom comunicador nesses momentos é essencial para não deixar as emoções dominarem e conduzirem de maneira errada as conversas profissionais que necessitam de calma e paciência.
Pratique a empatia
A empatia é essencial no ambiente de trabalho, pois ser capaz de se colocar no lugar dos outros é importante para entender como eles se sentem em variadas situações.
A dica é ficar atento às pistas verbais e não-verbais que podem conter informações valiosas sobre o que as pessoas ao seu redor estão sentindo. Antes de julgar ou criticar, procure entender a posição em que aquele indivíduo está e por que ele age de determinada forma.
Lembre-se sempre de que cada pessoa enfrenta situações que você nem imagina, cada um tem os seus problemas e, portanto, ter uma postura empática é essencial para a construção de laços genuínos e de confiança.
Saiba se recuperar das adversidades
Os desafios estão no dia a dia de todo mundo. Como você lida com as adversidades que cruzam o seu caminho que irá determinar se você está indo em direção ao sucesso ou à crise.
A automotivação é essencial no ambiente de trabalho, pois caso contrário você irá desistir diante da primeira frustração. Uma dica é praticar o otimismo, evitando pensamentos pessimistas e reclamações constantes. Também deixe de lado o vitimismo, ou seja, aquela mania de se colocar em posição de vítima o tempo todo. Ao contrário: vá a luta!
Por fim, busque sempre se questionar sobre os aprendizados de um desafio e uma situação ruim, afinal, são momentos difíceis que mais nos fazem crescer.