Vanessa Bortolozo (Foto: Divulgação)
É comum encontrar entre profissionais o sofrimento com a “dor da substituição”, pois cada pessoa acredita ser insubstituível na empresa em que trabalha e, não raras vezes, ouvir frases como:
· “Para as empresas nós somos apenas números”;
· “De que adiantou anos de dedicação atendendo as metas, se no final nada disso foi considerado?”;
· “Empresas tentam descobrir e reter talentos, mas continuam achando que os profissionais são simples peças que são trocadas facilmente”.
Empresas podem substituir as tarefas que um funcionário realizava, mas a maneira como um funcionário desempenhava essas tarefas é única, é a marca do funcionário. Ou seja, as tarefas são substituíveis, mas a marca de cada funcionário é insubstituível.
Como definir a marca?
Marca é a soma de diversos elementos como personalidade, habilidades, conhecimentos, capacidades, interesses, qualidades, etc. É o resumo de tudo o que o funcionário de uma empresa realizou, está realizando e realizará futuramente. Esta soma constrói uma marca única.
Então, pergunto: “Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Albert Einstein? Picasso? Zico?”.
Esses talentos marcaram a história fazendo o que gostavam e o sabiam fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar, solidificaram suas respectivas marcas. Mostraram que são, sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar com o seu talento direcionado para alguma coisa.
Mostre a todos que você insubstituível na empresa em que trabalha e se capacite em nossas Palestra Interativas. Você tem feito as perguntas certas para ser insubstituível para a empresa em que trabalha?
Para profissionais que estão em transição de carreira, costumo perguntar qual a marca que ele deixou nas empresas por onde passou, como construiu sua presença e se, de fato, apostou em seus pontos forte.
Infelizmente, nem sempre as pessoas buscam os meios de se desenvolverem enquanto ainda ocupa uma posição dentro de uma empresa, contudo, somente conhecendo suas qualidades e seus talentos será possível adquirir mais destaque em sua vida profissional e pessoal.
Transformar os antigos padrões em novas oportunidades, desenvolvendo suas forças pessoais e encontrando um novo sentido a sua vida é a “fórmula” para se tornar um ser humano agente de transformação.
Para você que é líder em uma empresa, te desafio a rever alguns conceitos para pensar em como desenvolver o talento de suas respectivas equipes focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar erros ou deficiências.
Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO, se PICASSO ERA INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO, KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS PARANÓICO.
O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado do talento de cada um.
Cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA MEMBRO para que ele seja insubstituível na empresa em que trabalha, ou seja, fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Nós somos insubstituíveis por características pessoais que nos destacam. Construa sua história que seja única, que represente sua marca. Tenha paixão pelo que você faz e busque seus objetivos. Faça do marketing pessoal sua rotina. Assim, sua marca se evidenciará de maneira que você se torne insubstituível na empresa em que trabalha.