Seja bem-vindo ao nosso encontro! É sempre uma alegria estarmos juntos para refletir sobre como estamos hoje. Assim, mais conscientes, fechamos a semana para abrir a próxima com mais saúde e felicidade.
Neste mês de novembro, temos a campanha do Novembro Azul, que nos convida a olhar para as doenças masculinas, promovendo a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Você sabe como acredito que nossas reflexões nos tornam mais conscientes da importância de nos conhecermos profundamente, integrando corpo, mente e espírito, e, assim, promovendo saúde. Por isso, escolhi trazer esse assunto à tona e dedicar nosso encontro de hoje aos homens.
Você sabia que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, com estimativa de 71.730 novos casos anuais? Mais de 15 mil homens morrem anualmente por essa causa, embora 90% dos casos sejam curáveis se diagnosticados precocemente.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir dos 50 anos (ou 45 anos, para grupos de risco) realizem consultas anuais com um urologista. E você, homem, já marcou sua consulta este ano?
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a prevenção pode ocorrer de várias maneiras. Separei seis para você:
1. Dieta balanceada
2. 30 minutos de atividade física diária
3. Manter o peso adequado
4. Prevenir e tratar hipertensão, diabetes e colesterol
5. Reduzir o consumo de álcool
6. Não fumar
Agora, trazendo para nossa troca semanal, que tal você pensar, como homem e ser humano, além da prevenção, sobre o que mais você pode fazer?
Que tal refletirmos hoje sobre o seu autoconhecimento? Vamos para algumas reflexões?
Quanto você se sente feliz na sua vida?
Sua postura diante da vida reflete sua essência?
Em que medida você está sendo violento consigo mesmo? E com os outros?
Quais são seus medos?
Quantos “sims” você diz diariamente, querendo dizer “não”?
Quantas cargas você está carregando que não são suas?
Homens, muitas vezes, acreditam que não precisam se cuidar ou se escutar.
No entanto, quando um homem escolhe se conhecer, ele transforma sua vida e o ambiente ao seu redor. Amando-se mais, ele melhora sua saúde, sua felicidade e, principalmente, seus negócios.
É bom lembrar que você, homem, não precisa ser forte o tempo todo; é possível ser ainda melhor se tirar um tempo para si, se olhar, contratar alguém para lhe ajudar nesta jornada.
Um homem “poderoso” é aquele que se conhece, se ama e equilibra corpo, mente e espírito, trazendo a força do masculino, com o acolhimento de suas vulnerabilidades.
Aliás, você pode ser vulnerável! Brené Brown, estudiosa do assunto, diz que é necessário aceitar os limites e os medos, abraçá-los e incorporá-los. Só assim o ser humano consegue se sentir seguro e agir com coragem.
Como estamos falando de próstata, e a próstata, pela linguagem do corpo, representa a energia Yang, é necessário lembrar que, dentro de nós, atuam as energias das polaridades (feminino e masculino). É importante olharmos para elas e trazermos essa integração que cura e traz saúde.
O que são elas?
O feminino (Yin, Anima, Shakti): lado direito do cérebro, estrogênio, sentimento, relacionamentos, intuição, nutrição. Quando distorcido, aparece como vitimização, carência, dependência, manipulação.
O masculino (Yang, Animus, Shiva): lado esquerdo do cérebro, testosterona, pensamento, intelecto, direção. Quando distorcido, aparece como agressividade, arrogância, insensibilidade, fome de poder.
Lembre-se: as energias Yin e Yang agem juntas; uma depende da outra.
O Yin representa a capacidade de nutrir, sentir e se conectar emocionalmente, enquanto o Yang representa a habilidade de agir, liderar e tomar decisões.
Um homem que equilibra essas energias não apenas se previne de problemas de saúde, mas também atinge uma maior clareza em sua vida pessoal, profissional e espiritual.
E como nosso foco é progredir, vamos juntos?
Como estão essas energias em você? Acredite, olhar para dentro pode lhe conectar com essas forças e manter o equilíbrio dinâmico.
Contribuir para a sua vida é, além de se cuidar, respeitar seus limites e se desapegar do controle de tudo. Aliás, ninguém tem o controle de nada, pois tudo está interligado e é uma construção conjunta.
Contribuir para a sua vida é trazer amorosidade, paciência, bom humor, delicadeza — características do feminino que há em você.
Contribuir para a vida é se colocar na postura de adulto, vazio de verdades absolutas. Você, homem, é forte sendo consciente, sendo você!
Contribuir para a sua vida é cuidar do corpo, abrir a mente para ver o que está certo, sair do julgamento e se conectar com sua espiritualidade.
Um homem que tem Deus dentro de si é aquele que ora por sua família e se prostra diante d’Ele.
Procure alguém que possa ajudá-lo a ter clareza do homem incrível que você é. Homem, trabalhe o autoconhecimento!
E lembre-se: homens recebem e fazem poucos elogios. Mulheres, comecem a elogiar os homens ao seu redor. Homens, elogiem seus amigos. Essa troca sincera faz bem para todos.
Esta semana, observe a sua posição: você está contribuindo para a vida?
Use o mês de novembro para olhar para a sua saúde de forma integral. Cuide-se. Contribua para a vida assumindo a beleza de ser homem. Seja feliz! Seja você!
Portanto, homem, conheça-se. Ame-se.
Integre corpo, mente e espírito para um eu melhor, pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +.