Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/12/com-medo-de-moraes-vereadores-de-votuporanga-aprovam-resolucao-para-nao-terem-que-votar-mocao-n74502 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com medo de Moraes, vereadores de Votuporanga aprovam resolução para não terem que votar moção
A justificativa apresentada durante a votação não foi essa, mas nos bastidores o que se sabe é que se trata de uma manobra
Os vereadores mudaram a regra de tramitação dos requerimentos com medo de terem que votar Moção de Repúdio ao TSE (Foto: A Cidade)
Da redação
A Câmara Municipal de Votuporanga aprovou na sessão de terça-feira (29) um projeto de resolução que modifica a tramitação de requerimentos na Casa. A justificativa apresentada durante a votação não foi essa, mas nos bastidores o que se sabe é que se trata de uma manobra para evitar represarias do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sobre a Moção de Repúdio apresentada no Legislativo pelo vereador Cabo Renato Abdala (Patriota).
Para entender, atualmente o regimento interno da Câmara determina que todo o requerimento apresentado por um vereador passe pelo plenário, que decide se o aprova ou não. Com a nova resolução, os edis podem requerer as informações direto ao órgão competente, sem ter que discutir a questão com os demais colegas. Em plenário a justificativa apresentada foi de que já existem julgados nesse sentido no STF (Supremo Tribunal Federal), tendo como base a Lei de Acesso à Informação. Nos bastidores, porém, o que se comenta é que a medida foi aprovada para não comprometer alguns dos vereadores que estão com medo de aprovar a Moção de Repúdio de Abdala contra Moraes e também não querem encarar a repercussão negativa que um voto contrário poderia gerar dentre os bolsonaristas, que são mais de 68% do eleitorado votuporanguense.
Nesta encruzilhada, então, surgiu o projeto de resolução onde a proposta do vereador do Patriota pode avançar sem ter que passar pelo plenário, apenas com a sua assinatura e com as dos demais vereadores que tiverem coragem para tal.
A moção O vereador Cabo Renato Abdala protocolou há cerca de duas semanas uma Moção de Repúdio direcionada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o autor, a medida é necessária por conta das “práticas imorais diante do processo eleitoral e suas ações de censura contra o povo brasileiro”.
“Diante dos fatos que vêm ocorrendo, até antes mesmo do período eleitoral, ficou claro que o TSE tomou partido de um candidato, prejudicando claramente os demais candidatos na disputa do pleito eleitoral. Desde então, todos aqueles que são contrários ao candidato eleito, estão sofrendo sanções e censuras por parte deste Tribunal Eleitoral, até em seus perfis particulares, ou seja, ninguém pode contrariar, indagar ou duvidar das ações absurdas que estão sendo praticadas”, justificou o vereador.
Cabo Renato afirmou ainda que a Constituição Federal, lei maior que rege o país, está sendo “pisoteada com todas essas práticas absurdas”, e que o direito à democracia e a liberdade estão sendo tirados do povo brasileiro.
“Diante disso, nós, legítimos representantes do povo, não podemos nos calar diante de tantas barbaridades cometidas por esse órgão, que teria o dever, de preservar o processo eleitoral, sem ações que o prejudicassem, e principalmente, tentar calar a boca do povo brasileiro. Desta forma, apresentamos Moção de Repúdio ao Tribunal Superior Eleitoral sobre suas práticas imorais diante do processo eleitoral e suas ações de censura contra o povo brasileiro”, conclui Abdala.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2022/12/com-medo-de-moraes-vereadores-de-votuporanga-aprovam-resolucao-para-nao-terem-que-votar-mocao-n74502
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco