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Cidade
Ouvidoria da Prefeitura de Votuporanga realiza mais de 3 mil atendimentos
Terrenos sujos lideram com folga as reclamações em Votuporanga; índice de resolutividade é de 74%, segundo o órgão
Terrenos sujos lideram com folga as reclamações em Votuporanga; índice de resolutividade é de 74%, segundo o órgão (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Da redação
A Ouvidoria Municipal da Prefeitura de Votuporanga, um canal de relacionamento entre os cidadãos e a Administração Pública para sugestões, pedidos e reclamações, teve muito trabalho no último ano. De acordo com um balanço divulgado pelo órgão no Diário Oficial do Município, em 12 meses foram registradas 3.031 manifestações vindas da população, das quais 2.470 já foram encerradas, ou seja, um índice de resolutividade na casa dos 74,86%.
O maior número de registros é de reclamações (cerca de 44%) e denúncias (33%), enquanto os elogios correspondem a menos de 1% dos contatos (0,82% para ser mais exato). O assunto mais comum nas ligações via 0800 ou no site da ouvidoria é o problema com terrenos sujos espalhados pela cidade.
Nos últimos 12 meses foram registradas 574 reclamações/denúncias sobre terreno privado com mato alto, entulho ou lixo. Construções irregulares e imóveis em situação de abandono engrossam essa lista, o que demonstra que a sujeira ao lado ou próximo de casa é o que mais incomoda os votuporanguenses.
Esse, aliás, foi um dos fatores que motivaram a Prefeitura a antecipar a limpeza compulsória dos terrenos para o dia 1º de fevereiro, como noticiado pelo A Cidade. A sujeira acumulada nesses imóveis incomoda a vizinhança, pois, colabora com a proliferação de insetos e animais peçonhentos (aranhas, cobras e, principalmente, escorpiões), além servir também como esconderijo para criadouros do mosquito da dengue.
Ainda no rol dos assuntos mais registrados estão denúncias sobre a execução irregular de atividade comércio/indústria/igreja, solicitação de serviços de tapa buracos no asfalto, problemas com a iluminação pública e descarte irregular de lixo/entulho.
A secretaria mais relatada nos registros da Ouvidoria é a de Fazenda, mas isso também está associado ao grande número de pedido de informações e pelo fato do setor de Fiscalização e Posturas estar vinculado à Pasta.
Segunda é o dia municipal da reclamação
Ainda conforme o balanço divulgado pela Ouvidoria da Prefeitura de Votuporanga, o dia com o maior número de reclamações na semana é segunda-feira. Ao que tudo indica, os moradores tomam ciência de algum problema ao longo do fim de semana e depois procuram o órgão para registrar a queixa. Isso aconteceu 658 vezes durante 2022.
Os dados da Ouvidoria também revelam o avanço da tecnologia no município. De todos os contatos feitos, 68% foram por meio do site e o restante pessoalmente.
Para registrar as reclamações, denúncias ou sugestões, basta entrar em contato com a Ouvidoria, que registrará a manifestação e encaminhará para a Secretaria pertinente. As respostas emitidas pelas pastas são analisadas pelo órgão e repassadas ao cidadão, que recebe um retorno com a posição do pedido feito. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Paço Municipal, localizado na rua Pará, nº 3227, ou pelo telefone, no número gratuito 0800-770-3590.
Pela internet, o acesso ao órgão pode ser feito na página inicial do site, por meio do ícone “Ouvidoria”, ou ainda pelo endereço de e-mail: ouvidoria@votuporanga.sp.gov.br.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/01/ouvidoria-da-prefeitura-de-votuporanga-realiza-mais-de-3-mil-atendimentos-n74831
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