Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/02/projeto-desenvolvido-em-votuporanga-promete-revolucionar-o-controle-de-pragas-em-lavouras-n75022 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Projeto desenvolvido em Votuporanga promete revolucionar o controle de pragas em lavouras
Mecanismo criado no IFSP em parceria com uma empresa votuporanguense dispara “bombas” de controle biológico por meio de drones
Votuporanga tem se tornado um grande berço de protagonismo e desenvolvimento do agro na região. Para colaborar com esse cenário, um projeto desenvolvido por alunos do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) e a empresa votuporanguense “Enge Grow” promete revolucionar o mercado com a automação de drones para o disparo de “bombas” de controle biológico de pragas em lavouras.
A ideia surge em meio a um crescimento massivo da utilização do controle biológico de pragas, que é menos nocivo ao meio ambiente e produtores podem depender menos da utilização de agro defensivos. O projeto votuporanguense, portanto, veio de uma demanda da empresa da cidade, que tinha ideias de desenvolver uma tecnologia de lançamento desses agentes.
Foi como explicou o professor Osvandre Martins, do IFSP, que esteve à frente do projeto junto de seus alunos. O agente biológico em questão é um mosquito, que é um predador natural de uma lagarta que come as folhas das lavouras de cana de açúcar.
“O lançamento desse controle biológico, até então, era feito manualmente. A ideia é usar os drones que sobrevoam a lavoura e em uma distância programada ele tem que lançar uma cápsula que dentro dele há vários mosquitos desses”, disse o professor.
Este lançamento acontece como uma dispersão, como se fosse uma pulverização desse “mosquitinho”. “A automação que está nesse dispenser onde fica as capsulas ela vai abrir a capsula e o mosquitinho voa na lavoura cumprindo a função dele de regular o ambiente”, completou.
Os alunos do Instituto desenvolveram, neste caso, a adaptação do drone para que ele cumprisse a função na lavoura e todo o sistema de integração, automação e controle. O trabalho foi feito por meio da agência de inovação, a Inova IFSP, onde são trabalhados três pilares: o ensino, a pesquisa e a parte de extensão a comunidade.
“Esse projeto do drone é uma ação relacionada a pesquisa e desenvolvimento, nisso tem a agência de inovação que a gente produz uma tecnologia como essa a gente confere direitos autorais não só para o pesquisador, o professor pesquisador e produzimos patentes e registros que confere autoria”, disse ainda ele. O trabalho pioneiro é motivo de muito orgulho, principalmente, por poderem contribuir no mercado com uma ideia original.
“Assim a gente vai contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da nação, principalmente, para o desenvolvimento das empresas da região onde estamos para que elas cresçam e deixem de ser simples consumidoras de tecnologias que venham da China, EUA ou Rússia, e passem a ter a tecnologia, além de prover uma tecnologia local para o mundo”, finalizou.
O trabalho já é desenvolvido há certo tempo no IFSP, mas ficou mais conhecido após ser exposto durante o Desenvolve Votu, uma espécie de feira realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga no último dia 11. O evento aconteceu na Concha Acústica e reuniu dezenas de pessoas.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/02/projeto-desenvolvido-em-votuporanga-promete-revolucionar-o-controle-de-pragas-em-lavouras-n75022
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco