Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/03/com-carlao-fora-do-pareo-psdb-deve-perder-o-comando-da-alesp-depois-de-30-anos-n75222 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com Carlão fora do páreo, PSDB deve perder o comando da Alesp depois de 30 anos
O caminho ficou aberto para André do Prado (PL), que deve ser eleito com os votos de pelo menos 80 dos 94 deputados estaduais
O presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), Carlão Pignatari (PSDB), confirmou ontem ao A Cidade, por meio de sua assessoria, o que se comenta há dias nos bastidores: ele não disputará a reeleição para o comando da Casa Legislativa paulista. Com ele fora do páreo, o caminho ficou aberto para André do Prado (PL), que deve ser eleito com os votos de pelo menos 80 dos 94 deputados estaduais.
A eleição da Mesa Diretora da Alesp ocorre na tarde de amanhã, quando tomam posse os 94 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado — 54 deles foram reeleitos. O PL e a federação composta por PT, PCdoB e PV, elegeram as maiores bancadas, com 19 parlamentares cada.
A saída de Carlão da presidência quebra uma hegemonia de quase 30 anos do PSDB no poder Legislativo e também no Executivo. Isso ocorre justamente no período em que os tucanos perderam força em todo país após uma eleição polarizada entre direita e esquerda e rachas internos na sigla.
Com a terceira maior bancada (nove deputados), o PSDB deve assumir a segunda secretaria, mas esta não será ocupada pelo deputado votuporanguense e sim por Rogério Nogueira. Pelo acordo feito entre as maiores bancadas, André do Prado será o novo presidente, o Republicanos ficará com a vice-presidência (sem um nome ainda definido) e o deputado Teonilio Barba (PT) assumirá como primeiro secretário. O mandato é de dois anos.
Balanço Ao deixar a presidência da Alesp, há uma perspectiva de que Carlão apresente um balanço sobre o seu trabalho frente à Casa. Até a tarde de ontem, no entanto, sua assessoria informou que não havia nada previsto nesse sentido.
O que se sabe, porém, é que o deputado soube aproveitar bem o cargo que ocupou e sua influência. Prova disso é que Votuporanga nunca foi tão agraciada com recursos estaduais como nos últimos dois anos. Estimativas da Prefeitura apontam que o parlamentar intermediou diretamente mais de R$ 94 milhões para a cidade.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/03/com-carlao-fora-do-pareo-psdb-deve-perder-o-comando-da-alesp-depois-de-30-anos-n75222
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco